É preciso ficar atento para evitar furtos e roubos a telefones celulares

Durante o ano passado houve uma redução no número de furtos e roubos de telefones celulares em Paranavaí, ainda assim, é preciso ficar atento para dificultar a ação de ladrões. Esses aparelhos estão na mira dos ladrões porque são considerados “moedas fáceis”, ou seja, aceitos no mundo do crime, inclusive na troca por drogas.
Nesta semana, a PM identificou e prendeu uma mulher que estava com um celular furtado no mês de dezembro último. Ela alegou que não sabia da origem ilegal e nem indicou de quem comprou o aparelho. Por ocasião do cumprimento do mandado, que levou à prisão da mulher, a Polícia distribuiu também algumas orientações que visam dificultar a ação de ladrões.
Comprar objetos furtados ou roubados é tipificado como crime, previsto no artigo 180 do Código Penal. Pode resultar em detenção de um mês a um ano ou multa (em alguns casos, ambas as penas).
Para se prevenir de tal situação, a pessoa de boa fé deve evitar a compra de aparelhos sem nota fiscal ou de usuários de drogas. É preciso desconfiar sempre que alguém oferecer um telefone por preço muito baixo em relação ao valor de mercado (essa regra vale para qualquer objeto).  
ORIENTAÇÕES – O ideal é que as pessoas não transitem por locais ermos, sem iluminação pública ou ainda sem movimentação, principalmente à noite, aponta a PM.
Outras dicas: Atente para a movimentação de pessoas ao seu redor; Evite andar falando distraidamente ao celular; Não deixe o aparelho sobre a mesa ou bancada de lojas, restaurantes ou qualquer estabelecimento comercial; Não coloque o aparelho em bolsos rasos ou que parte do telefone fique acessível; Evite permanecer durante a madrugada nas ruas em busca de wi-fi grátis.
Para facilitar a localização em caso de furto ou roubo, é preciso adotar alguns procedimentos, a saber: Baixe aplicativos espiões ou antifurto em seu aparelho, com eles é possível controlar remotamente o celular, retirar foto, áudio ou localização do mesmo; Tenha anotado em casa ou em local seguro, a senha e o login do e-mail utilizado nas “lojas de aplicativos” (Play store ou i-cloud), com esses dados é possível rastrear o aparelho; Tenha em local seguro o número de IMEI do aparelho. Ele está na nota fiscal, caixa ou no aparelho, digitando no teclado *#06#. Com isso é possível bloquear o celular através da operadora, além de facilitar o serviço de investigação policial. Em caso de roubo, fale com a PM – telefone 190.
ESTATÍSTICAS – Em Paranavaí a Polícia Militar registrou uma redução de aproximadamente 60% nos casos de roubo de celulares. Em 2018, foram 97 roubos registrados, contra 233 casos formalizados no ano de 2017.
De acordo com a PM, a redução é fruto do trabalho de prevenção, patrulhamento, abordagens e prisões realizadas pelos órgãos de segurança pública.