Traiano destaca que a gestão será focada na eficiência, na legalidade e na transparência

CURITIBA – Ao assumir a Presidência da Assembleia Legislativa do Paraná pela terceira vez, o deputado Ademar Traiano (PSDB) reafirmou o compromisso de conduzir os trabalhos no Poder Legislativo sempre com foco na eficiência, na legalidade e na transparência, respeitando os princípios e os valores da boa política.
Lembrando que o Parlamento é por excelência o espaço para o exercício da negociação, da conversa franca, do debate de ideias e da mediação lúcida que leva à solução dos problemas, ele destacou que se o Paraná é hoje vanguarda em muitas áreas, muito deve por isso ao Legislativo, que deu valiosa contribuição nos momentos difíceis e continuará dando, sempre que for preciso.
“Demos respostas rápidas todas as vezes que fomos convocados para isso. Que só foi possível porque modernizamos nossa estrutura para dar aos parlamentares condições plenas de trabalho”, disse o presidente, para acrescentar que é preciso avançar ainda mais, “inclusive para manter sintonia com o plano de trabalho do governador Ratinho Junior, de fomentar a inovação em todos os setores da economia e da gestão pública”, disse, ontem.
Traiano frisou que a Assembleia foi e é sinsível ao momento difícil que o Brasil atravessa, pelo que tem feito gestão enxuta e sem desperdícios. “Conhecemos as dificuldades que a nossa gente enfrenta e, num exemplo para o Brasil, cortamos gastos, economizamos cada centavo – inclusive devolvendo recursos para o tesouro do Estado”, emendou.
O deputado acrescentou que o desempenho do Legislativo e dos parlamentares que o integram não pode, e não deve, ser medido apenas pelas leis que aprova, mas pelo conjunto de ações que desenvolve diariamente.
“Leis são essenciais para dar segurança à sociedade, mas o Poder Legislativo faz muito mais do que isso”, seja ao debater questões relevantes para o desenvolvimento, ao ouvir as reivindicações da sociedade, ao propor soluções para problemas reais ou ao fiscalizar o Poder Executivo. Por isso, segundo ele, defender o Legisltivo “não é uma atitude corporativista dos deputados, mas um gesto de defesa da representatividade dos paranaenses, do equilíbrio dos poderes e da democracia”.

Nova Mesa Executiva

A chapa “Parlamento Independente”, única registrada, foi eleita com 48 votos, um contra e cinco abstenções. A nova mesa da Assembleia ficou assim constituída.
Presidente: Ademar Traiano (PSDB); 1º secretário: Luiz Claudio Romanelli (PSB); 2º secretário: Gilson de Souza (PSC); 1º vice-presidente: Plauto Miró (DEM); 2º vice-presidente: Tercílio Turini (PPS); 3º vice-presidente: Requião Filho (MDB); 3º secretário: Marcel Micheletto (PR); 4º secretário: Gilberto Ribeiro (PP); e 5º secretário: Nelson Luersen (PDT).
A Mesa tem um mandato de dois anos e a sua composição observa a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares.

Perfil de Ademar Traiano:

Aos 66 anos, o deputado Ademar Traiano (PSDB) foi eleito para seu terceiro biênio como presidente da Assembleia Legislativa, cargo que exerce desde 2015. Natural de Francisco Beltrão e graduado em Direito, Traiano é viúvo e pai de três filhos. Começou na política em 1982 como vereador por Santo Antônio do Sudoeste, município do qual foi o primeiro prefeito eleito, em 1985. Cinco anos depois foi eleito deputado estadual como representante de municípios do Sudoeste e Oeste do Estado. Traiano inicia agora o exercício de seu oitavo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa. Antes de presidir a Casa, foi também líder do Governo na Assembleia por quatro anos.