Sanepar informa que não há risco de desabastecimento de água
Mesmo com as altas temperaturas registradas ao longo deste verão, Paranavaí não corre riscos de sofrer com desabastecimento de água. De acordo com informações da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o volume captado diariamente é bastante para atender toda a população.
Apesar de a produção suprir a demanda, a distribuição foi interrompida em diferentes bairros no último sábado (12). A situação tem se repetido com frequência, mas não resulta da falta de água na estação do Ribeirão Arara. O problema está no fornecimento de energia elétrica.
O gerente regional Jurandi Aparecido Rozolem explicou que quando há falha na energia elétrica, a captação e o tratamento da água nas estações da Sanepar, que representam 80% do que é produzido na cidade, ficam comprometidos.
Para se ter uma ideia, o volume máximo de produção diária em dezembro de 2017 foi de 20.797 metros cúbicos. No mesmo período de 2018, a Sanepar produziu 21.937 metros cúbicos por dia.
Rozolem informou que a Companhia Paranaense de Energia (Copel) já está analisando a situação para definir como a situação será resolvida. Ao mesmo tempo, a Sanepar tem investido na perfuração de poços artesianos e iniciará a construção de outra estação de captação de água no Rio Caiuá.
SEM DESPERDÍCIO – A orientação é que os moradores evitem o consumo excessivo e desnecessário de água. Entre as medidas para não haver desperdício estão: não utilizar mangueira na hora de varrer a calçada, não tomar banhos longos e reaproveitar a água da máquina de lavar para a limpeza do quintal.
É importante que os imóveis tenham caixas d’água com capacidade para armazenar pelo menos 500 litros, volume suficiente para 24 horas de consumo moderado.
Em dezembro de 2018, Paranavaí contabilizava 34.567 ligações de água em imóveis residenciais, comerciais, industriais e do poder público. O número é maior do que o registrado em janeiro do mesmo ano: 33.724.