Sociedade Rural registra no INPI sua logomarca e o nome “ExpoParanavaí”

Visando proteger um patrimônio que está prestes a completar 50 anos, a diretoria da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná (SRNP) pediu o registro, ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), da logomarca da entidade (uma cabeça de boi estilizada com a sigla da entidade) e do nome “ExpoParanavaí” para o seu principal evento, a Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí.
O pedido foi deferido e, em cerca de 40 dias, deverá ser emitido o certificado de propriedade. Para ter exclusividade sobre o nome de um serviço ou produto, ou ainda um logotipo que o identifique, é preciso registrar a marca.
“O registro dá a segurança de que a logomarca e o nome são propriedades da Sociedade Rural. No caso da ExpoParanavaí, ajuda a entrar no roteiro nacional das exposições. E agora não há mais risco de perder esse nome”, diz o diretor da Maxxima Marcas e Patentes, Diogo José Olher, que foi o procurador da Rural junto ao INPI, e esteve esta semana com o presidente e o 1º secretário da entidade, Mário Hélio Lourenço de Almeida Filho e Lucas de Oliveira, respectivamente, para tratar da finalização do processo do registro.
Olher relatou que o registro de marcas dá credibilidade, porque passa a mensagem que seus responsáveis querem valoriza-la. “Ninguém vai registar algo para depois abandoná-lo e mostra que é uma entidade organizada e responsável. Uma marca registrada é de algo que pretende se manter no mercado”, acrescentou, lembrando que a partir de agora fica mais difícil usar indevidamente a credibilidade da Sociedade Rural de forma fraudulenta.
O presidente Mário Hélio, lembra que a logomarca da entidade vem sendo usada desde a primeira edição da ExpoParanavaí. “São 48 edições e nunca foi mudada. Precisamos preservá-la e não podemos permitir seu uso por pessoas má intencionadas”, frisou ele. A expectativa agora é pela chegada do documento oficial do certificado.