Equipes de saúde da região recebem certificado de qualidade no atendimento
Equipes de 17 unidades básicas de saúde do Noroeste do Paraná receberam certificações que atestam a qualidade na prestação de serviços à comunidade. O reconhecimento é resultado da avaliação de uma série de critérios técnicos. São mais de 100 itens, desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho.
De acordo com Natália Paszczuk, enfermeira tutora da 14ª Regional de Saúde, trata-se de “um compromisso de melhora assumido pelas equipes e pelos gestores, com reflexo direto na qualidade e no processo de prevenção e promoção da saúde”.
Natália afirmou que “o sucesso da tutoria em nossa regional sempre foi e será pelo trabalho de cada profissional das unidades de saúde dos municípios”. E complementou: “A eles toda nossa gratidão por fazerem a diferença na saúde publica do Brasil”.
Coordenador do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (CIS/Amunpar), Paulo César da Silva declarou que o comprometimento dos profissionais torna o atendimento aos pacientes mais eficiente e humanizado.
Apoiadora do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Carla Daniele de Oliveira disse que a atenção primária é o pilar do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, incentivou: “Esperamos que todas as unidades e todas as equipes participem com alegria para que a gente tenha um SUS cada vez melhor”.
Secretária de Saúde de Paranavaí, Andréia Vilar creditou o sucesso do programa de tutoria aos profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde. “O mérito é de vocês.” Na avaliação dela, todos os servidores são de suma importância para a realização de atendimentos de qualidade.
Prefeito de Paraíso do Norte, Laércio de Freitas destacou que o SUS requer avanços e mudanças contínuos, e o programa de tutoria é um dos caminhos para que isso aconteça. Ele também falou sobre a necessidade de haver mais investimentos na melhoria dos serviços prestados à comunidade.
Chefe da 14ª Regional de Saúde, Nivaldo Mazzin enfatizou que a entrega da certificação para as equipes de atenção primária reflete a preocupação com os pacientes. “O que acontece de melhor nas unidades básicas de saúde melhora para a população.”
CERTIFICAÇÃO – O certificado que atesta a qualidade dos serviços prestados nas unidades básicas de saúde tem quatro categorias. Cada uma é presentada por um selo, começando pelo bronze até o diamante.
As especificações do certificado variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos propostos pelo programa de tutoria. Na região Noroeste do Paraná, são 23 unidades com o selo bronze, cinco com pata e duas com ouro.
Em 2018, foram concedidos 12 selos de bronze, três de prata e dois de ouro para equipes dos seguintes municípios: Jardim Olinda, São Pedro do Paraná, Diamante do Norte, Paranavaí, Nova Aliança do Ivaí, Alto Paraná, Marilena, Paraíso do Norte, Planaltina do Paraná, Santo Antônio do Caiuá e Terra Rica.