Polícia Militar alerta e dá dicas de segurança para este final do ano

O final do ano é marcado por uma série de festas, reuniões de famílias, passeios e sair às ruas para as tradicionais compras de Natal. Mas, para que a festa não seja marcada por inconvenientes, a segurança é fundamental.
Por isso, atendendo a pedido do Diário do Noroeste, o 8º Batalhão de Polícia Militar (através do Setor de Comunicação Social – P5), fez uma lista de orientações simples aos moradores. Essa orientações podem fazer uma grande diferença entre a tranquilidade e os percalços de furtos e roubos, dois crimes comuns em Paranavaí.
Neste mês de dezembro continuam os furtos e roubos de telefones celulares. Neste caso, a dica é evitar ao máximo a exposição do aparelho em público. Ao passear, nunca deixe celulares e carteiras no bolso de trás da roupa.
O cidadão deve ter cuidado especial com Bolsas e celulares (inclusive sacolas de compra). Tais objetos sobre os balcões de lojas, por exemplo, são alvos fáceis para o furto.
É preciso desconfiar sempre de pessoas que se aproximam oferecendo dinheiro de maneira fácil, pois pode ser um golpe. Há duas semanas um aposentado foi vítima de estelionatários no centro da cidade. Se passando por religiosos, os larápios furtaram cartões da vítima e fizeram saques, dando prejuízo total superior a R$ 5 mil.
ANTES DE SAIR – Os cuidados começam antes de sair de casa. A PM orienta a ligar o alarme e a cerca elétrica da residência, sempre que possível. Também é preciso ter certeza de que as portas, janelas e portão foram trancadas. No caso de portões eletrônicos, verifique se tem uma trava de segurança que dificulta a abertura manual.
O ideal é avisar um vizinho de confiança, informando que estará fora. Qualquer movimentação suspeita deve ser comunicada imediatamente para a Polícia Militar através do número 190.
Ao sair da residência, nunca deixe carro ou moto na garagem com as chaves na ignição. No caso de motocicletas, a orientação é que sejam guardadas dentro da casa e sem a chave.
NA HORA DA COMPRA – Ao estacionar para fazer as compras, o motorista deve conferir se trancou o carro, retirou a chave da ignição e se fechou os vidros. Outro cuidado é identificar com o local em que o veículo ficou estacionado.
Feita a segurança de carros e motos, a pessoa deve evitar abrir a carteira ou contar dinheiro em locais de circulação. Na mesma linha, não é recomendável o saque de grande quantia em dinheiro nos bancos.
FICAR EM CASA, CUIDAR DE TODOS – Ao permanecer em casa, também é preciso cuidar da segurança. Ligue para a Polícia caso veja algo suspeito na casa de vizinhos, como por exemplo: pessoas carregando eletrodomésticos ou móveis; pulando o muro; veículo passando por diversas vezes na frente da residência.
Importante notar que não precisa ter certeza de que se trata de pessoas mal intencionadas, pois, a Polícia através da abordagem,vai identificar, dando o devido encaminhamento em caso de indício e orientando quando não houver atitudes ilícitas. A denúncia pode ser anônima.
PREVENÇÃO – Desde que o comércio iniciou expediente diferenciado por conta das festas de Natal, dia 7 de dezembro, a Polícia Militar realiza patrulhamento reforçado, especialmente na área central de Paranavaí.
É possível notar um volume maior de viaturas circulando, sem contar o policiamento a pé, em duplas, orientando e fazendo o trabalho preventivo de segurança pública.