Noroeste do Paraná se aproxima dos 100% de animais vacinados contra aftosa
Até quarta-feira (12), o índice de vacinação de rebanhos bovinos e bubalinos contra a febre aftosa era de 98% em todo o Noroeste do Paraná. A expectativa é 100% dos quase 970 mil animais até o início da próxima semana.
A campanha estadual terminou na segunda-feira (10). Desde então, os produtores que não fizeram a comprovação estão sendo notificados pela equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
Os que imunizaram os rebanhos, mas ainda não comprovaram, precisam concluir o procedimento que atesta a aplicação das doses. Aqueles que sequer vacinaram os animais terão de fazê-lo com acompanhamento de fiscais da Adapar e estarão sujeitos ao pagamento de multa.
De acordo com o supervisor regional da Adapar, Carlos Costa Junior, essa deve ser a penúltima mobilização de produtores paranaenses em prol da imunização dos rebanhos. A próxima está prevista para maio de 2019.
A partir de então, o estado deverá ser classificado como área livre de febre aftosa sem vacinação. O processo para alcançar essa condição tem exigido uma série de adaptações ao sistema de fiscalização, tornando o controle de sanidade dos rebanhos mais seguro.