Sanepar inaugura museu ecológico em Paranavaí
Foi inaugurado ontem, em Paranavaí, o Museu do Saneamento, um espaço destinado à história da Sanepar e à preservação dos recursos hídricos. A expectativa é que a partir de 2019 o prédio esteja aberto para visitas da comunidade.
O prédio abrigará peças e equipamentos utilizados ao longo dos anos para captação e tratamento da água. Para reunir esses itens, a equipe da Sanepar fará um trabalho de pesquisa, que também resultará na compilação de informações e imagens.
Gerente de Educação Socioambiental da Sanepar, Vanusa Maria Salvador afirmou que o principal foco das exposições é “demonstrar a importância da preservação do meio ambiente”. O museu também será oportunidade para aproximar a companhia de saneamento e a comunidade.
O prédio fica na área de captação de água do Ribeirão Arara. Passou por um processo de revitalização e ganhou novos espaços. Ao lado da construção, por exemplo, foi construída uma praça que abriga um relógio solar.
De acordo com o presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, o museu ecológico demonstrará aos visitantes a importância da água como elemento que compõe e dá vida à natureza. Também apresentará todo o processo que resulta na distribuição da água para os moradores.
O deputado estadual Tião Medeiros ressaltou o cunho social da obra: “Tem finalidade prática na formação de crianças e adolescentes”.
O presidente da Câmara de Vereadores, José Galvão, destacou a qualidade da água que abastece Paranavaí. O prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes enfatizou a necessidade de investimentos em saneamento básico.
SUSTENTABILIDADE – Técnico em Edificações, Douglas Hemerson Valentin informou que a construção do espaço seguiu critérios de sustentabilidade ambiental. Há recipientes para captação da água da chuva e tambores de compostagem de lixo.
A ideia, disse, é que o museu ecológico também sirva como inspiração para os visitantes, no sentido de mostrar que é possível utilizar mecanismos que não interfiram no meio ambiente.