Lançamento da 2ª Coletânea Plantando Palavras reuniu mais de mil pessoas

Foi muito prestigiado o evento de lançamento da 2ª Coletânea de Textos e Desenhos Plantando Palavras, Colhendo Sonhos, elaborada por escritores das escolas da rede municipal de ensino de Paranavaí.
Mais de mil pessoas foram até o salão da Casa da Criança na noite de quarta-feira para conferir as produções textuais e ilustrações dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial.
O projeto foi trabalhado nas salas de aula durante o ano com o objetivo de incentivar a prática textual e a produção de desenhos artísticos, tirando o aluno da posição de um simples leitor para se tornar um autor, um produtor de conteúdo.
Cada escola e Centro de Educação Infantil selecionou um desenho, frase ou texto de cada ano (série) e enviou para a Secretaria de Educação para a edição da coletânea que, ao todo, reuniu 228 trabalhos.
“Hoje é um dia especial para a Educação, porque reunimos as nossas escolas para trazer aos pais e familiares e à sociedade a nossa Coletânea. Este livro retrata todo o trabalho feito nas nossas escolas e CMEIs durante todo o ano. Trabalhar com as nossas crianças a leitura e a produção de textos é parte fundamental da formação dos nossos alunos. É através disso que eles podem ter sucesso em todas as disciplinas”, afirmou a secretária de Educação, Adélia Paixão.
“A criança que muito lê, que produz, é a que tem destaque e sucesso na vida escolar e na carreira profissional futura. É da leitura e da escrita que depende a matemática, a história, a física, a química, o médico, o biólogo, o contador. Esta Coletânea só vem mostrar que a nossa Educação está fazendo um excelente trabalho e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade”, avaliou a secretária.
COMUNICAÇÃO ESCRITA – Para a supervisora da secretaria de Educação e responsável pela Coletânea, Maria Tereza Pátaro, o livro é resultado de todo o trabalho feito durante o ano e é um grande prêmio para alunos, pais e professores.
“Ao receber um exemplar da Coletânea, os pais poderão conhecer melhor como é o trabalho feito dentro dos CMEIs e das escolas. É uma novidade para esta edição da Coletânea, onde através do relato pedagógico, nós podemos saber como a criança chegou até aquele texto ou desenho. É um trabalho riquíssimo desenvolvido nas nossas instituições de ensino”, afirmou Maria Tereza Pátaro.
“A comunicação escrita é fundamental para qualquer profissional e nós estamos preparando estas crianças para o futuro. A criança que lê e escreve bem, também é capaz de interpretar bem o mundo. E é muito gostoso quando abrimos esta coletânea e vemos o desenvolvimento de uma criança através destes trabalhos. Cada frase e desenho tem um significado muito grande para os nossos alunos. É através deles que a criança expressa suas impressões do mundo”, destacou.
Cada aluno que teve um desenho, texto ou frase publicado na coletânea, ganhou um exemplar do livro. As escolas e CMEIs também foram presenteadas com um kit de exemplares da coletânea para compor o acervo da instituição. Os exemplares não tiveram nenhum custo para os alunos nem para as escolas e CMEIs.
CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES – Para incentivar ainda mais a participação das crianças, a Secretaria de Educação promoveu um Concurso de Ilustrações para compor a capa e a contracapa da Coletânea Plantando Palavras, Colhendo Sonhos.
A contracapa foi montada com ilustrações que concorreram nas categorias Educação Infantil, Educação Especial e Educação Fundamental (1º ao 5º ano).
Na categoria Educação Infantil houve um empate. As alunas Sophia Vieira dos Santos (da CMEI Menina Isabela – professora Kátia de Araújo dos Santos Andrade) e Mariane Santos Nakanishi (da CMEI Isbela Felippe – professora Clarice Lopes Teixeira), foram as premiadas nesta categoria.
A vencedora da categoria Educação Especial foi a aluna Beatriz Ramos Fraga (da Escola Municipal Neusa Braga – professora Ely Regina Branco).
E na categoria Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), a
premiada foi a aluna Lívia Camila Sabino da Silva (da Escola Municipal Dr. José Vaz de Carvalho – professora Ivanete Aparecida Giovanini).
O grande campeão do Concurso de Ilustrações teve seu desenho escolhido para ser a capa da Coletânea. O desenho escolhido foi do aluno Sheldon Alexandre de Oliveira Gois (da Escola Municipal Jayme Canet – professora Helen Cristina Magni).