Alep entrega voto de congratulações e aplausos ao Diário do Noroeste

Ele acorda com você. Conversa sobre mundo, emociona, diverte, desperta curiosidade, estimula o questionamento, ensina. Dia após dia, é responsável por contar os fatos. É movido por informação. O Diário do Noroeste faz parte da história de muitas gerações. Faz parte da sua história.
Há mais de seis décadas, o DN leva para dentro de casas e empresas as notícias de Paranavaí e de toda a região Noroeste. Relata os principais acontecimentos do estado, do país e do mundo. Tamanha importância não passou despercebida pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que concedeu voto de congratulações e aplausos pelos 63 anos do jornal, no mês passado.
A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Anibelli Neto, que justificou a homenagem destacando que se trata de um dos veículos de comunicação impressa mais tradicionais e respeitados do Paraná. Na tarde de ontem, o parlamentar esteve no DN e entregou cópias do documento à jornalista Tania Mara Bogoni.
Na ocasião, o deputado estadual afirmou que o texto apresentado na Alep é o reconhecimento à importância do Diário do Noroeste. “Demonstra meu respeito pelo trabalho sério que vocês fazem. Vocês são referência em toda a região”.
Anibelli Neto destacou a “força do jornal impresso, superior ao jornal online”, já que o papel é “concreto, é possível pegar e sentir”. Na opinião dele, trata-se de um documento que garante maior veracidade às notícias, especialmente em um momento em que tantas informações falsas circulam pelas redes sociais.
DIÁRIO DO NOROESTE – Fundado em 23 de outubro de 1955, o Diário do Noroeste surgiu em um momento em que Paranavaí não contava com a circulação de um jornal impresso produzido na cidade. Começou com o nome “O Noroeste” e tinha distribuição quinzenal. Depois, passou a ser semanal. Em 1959, tornou-se diário.
A publicação foi idealizada pelo jornalista Euclides Bogoni. A proposta de informar a população de toda a região ganhou vida graças à motivação que o fundador encontrou ao atuar como redator-chefe na Folha de Paranavaí, cargo que assumiu em 1954.
Ao longo do tempo, Euclides Bogoni conduziu os rumos do Diário do Noroeste pautado na imparcialidade, dando voz a todos os segmentos da sociedade. O jornal se consolidou como principal publicação impressa do Extremo-Noroeste do Paraná, sendo o segundo mais antigo do estado, atrás apenas da Folha de Londrina. Em reconhecimento à figura do jornalista, ele recebeu o título de Cidadão Honorário do Paraná.
Euclides Bogoni morreu no dia 22 de junho de 2016. Foi homenageado por lideranças de todo o Brasil. Mesmo sem a presença física do fundador, a equipe do DN se manteve e se mantém guiada pelos mesmos princípios que guiaram o jornal desde o surgimento.

Anibelli Neto fala sobre política, reeleição e MDB
Durante a visita ao Diário do Noroeste, na tarde de ontem, o deputado estadual Anibelli Neto afirmou que voltará à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com ânimos renovados. “Vou fiscalizar e legislar com mais experiência”. Ele esteve acompanhado por Valdir Tetilla, presidente municipal do MDB.
O parlamentar enfatizou que o trabalho de um deputado tem algumas frentes prioritárias, ou seja, fiscalizar o Poder Executivo e trabalhar na elaboração de leis que beneficiem a comunidade.
Ele disse que o partido do qual é vice-presidente estadual, MDB, terá convenção em dezembro deste ano. A ideia é definir os rumos que serão tomados em 2019, tanto nas ações dentro do estado quanto em nível nacional.
A partir de então, será possível desenvolver os trabalhos dentro da Alep e na preparação do partido para as eleições municipais de 2020. O objetivo, disse Anibelli Neto, é fortalecer a sigla.