Moradores da Vila Operária pedem o fim do lixão

SOS Buracão. O pedido de socorro partiu dos moradores da Vila Operária, em Paranavaí. Um apelo para que sejam tomadas providências e o depósito de lixo no bairro acabe. Na tarde de ontem, a comunidade fez uma manifestação e chamou a atenção de quem passou pelo local: o problema precisa ser resolvido.
Neli de Lima Alves mora no bairro há aproximadamente 50 anos. Convive com o chamado Buracão da Vila Operária há quatro décadas e disse que está cansada de ver a omissão do poder público. “Não é de hoje. Entra prefeito, sai prefeito e ninguém resolve. Chega”.
Ela também cobrou maior participação das pessoas que moram naquela região da cidade. “Precisamos de mais gente com a gente”. A união dos moradores, defendeu Neli, é fundamental para pressionar as autoridades. A moradora falou sobre o mau cheiro que enfrentam todos os dias e a fumaça constante provocada pelos focos de incêndio no terreno.
Lídia Rodrigues sempre morou na Vila Operária e conviveu com o depósito de lixo perto de casa. 43 anos depois, engrossa o coro da comunidade que está cansada dos problemas de saúde causados pelo descarte de resíduos orgânicos, animais mortos e até mesmo itens hospitalares.
Por isso, defendeu mudanças de comportamento dos paranavaienses, no sentido de darem a correta destinação para o lixo. Lídia destacou, ainda, que cabe ao poder público fazer a fiscalização no local e evitar que o terreno seja utilizado de maneira irregular.
Segundo a moradora, existe um projeto com ações que visam à reeducação ambiental e que estimulam a prática da logística reversa, ou seja, que alguns materiais sejam levados até as empresas, responsáveis pelo descarte correto (é o caso, por exemplo, de equipamentos eletrônicos e móveis).
A proposta será um dos temas em discussão durante a reunião agendada para esta terça-feira (6), às 19h30, no Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Cecap), conduzida pelo promotor de Justiça Robertson Fonseca de Azevedo que estará à frente do encontro. No final de setembro ele já havia estado com moradores para tratar do assunto.