Dia teve apenas ocorrências sem gravidade envolvendo eleitores

O dia da votação para o segundo turno das eleições presidenciais teve apenas ocorrências sem gravidade na região de Paranavaí. A informação é do delegado-chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, Luiz Carlos Mânica, com base em levantamento feito ontem a pedido do Diário do Noroeste.
Em Paranavaí foram duas ocorrências envolvendo divulgação indevida de imagens de urnas eletrônicas. No primeiro caso, uma pessoa teve que se explicar na Delegacia depois de ter publicado em seu perfil numa rede social imagem de uma urna com a foto do então candidato Jair Bolsonaro (PSL), presidente eleito do Brasil.
Ele alegou que apenas retirou uma imagem de internet. Vê-se nesta imagem apenas uma foto de urna. O eleitor foi ouvido para possível apuração posterior de crime eleitoral. Acabou liberado.
No outro caso, uma pessoa divulgou vídeo da votação, o que é proibido pela legislação eleitoral. Foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil e assinou o termo Circunstanciado de Infração Penal (Tecip), previsto para delitos de menor potencial ofensivo. Vai responder na Justiça Eleitoral.
Em Nova Esperança também houve caso de um eleitor fotografando a urna. Em Alto Paraná, uma ocorrência por desordem. A pessoa estaria prejudicando os trabalhos eleitorais, situação idêntica a um caso verificado em Tamboara.
Diante dessas ocorrências consideradas de menor vulto, o delegado Mânica considerou tranquilo o dia da votação, lembra que a SDP tem oito comarcas e abrange 32 municípios.
“A exemplo do primeiro turno, foram casos pontuais, de comportamento inapropriado individual do eleitor no momento de votar”, analisa.
Em Paranavaí e região equipes das polícias Civil e Militar trabalharam nos locais de votação de forma preventiva. Conforme planejamento, a PM manteve equipes em locais estratégicos para garantir a segurança do pleito.