O que pode e o que não pode no dia de votação
Dia de votação. Neste domingo, eleitores de todo o Brasil vão às urnas para decidir quem será o presidente da República pelos próximos anos. E da mesma maneira que no primeiro turno, há uma série de regras a serem cumpridas ao longo do dia.
Nos locais de votação são permitidas somente as manifestações individuais e silenciosas dos eleitores. Na prática, significa que está liberado o uso de adesivos, broches, bandeiras sem mastro e camisetas, mas não pode haver aglomeração de pessoas caracterizadas com esses itens.
Telefones celulares, máquinas fotográficas, câmeras filmadoras e outros dispositivos eletrônicos não podem ser levados à cabine de votação. O eleitor que optou por utilizar o e-Título como documento para se apresentar na seção eleitoral deverá deixar o celular em uma mesa no momento de votar.
É permitido a pessoas com deficiência entrar na cabine de votação com acompanhante, mesmo que o pedido não tenha sido feito antecipadamente à Justiça Eleitoral. O ideal é que seja alguém de confiança.
A propaganda chamada de boca de urna, a tentativa de convencer um eleitor a votar ou não em um candidato, a distribuição de panfletos e santinhos de candidatos, as manifestações em grupo e o uso de alto-falantes e carros de som estão proibidos.
Em casos de dúvidas, o eleitor pode se dirigir aos fiscais de prédio ou entrar em contato com a equipe do Fórum Eleitoral de Paranavaí, que estará de plantão neste domingo, a partir das 7 horas. O endereço é Avenida Heitor Alencar Furtado, 3.300. O telefone para contato é (44) 3423-1669.