Copel trabalha no fim de semana para concluir reparos

Os últimos dias têm sido de muito trabalho para as equipes da Copel, em ritmo intenso desde a última quinta-feira à tarde, quando um vendaval atingiu toda a região Noroeste, deixando um rastro de danos e prejuízo. O trabalho deve seguir pelo menos até este domingo visando concluir os reparos na rede de energia elétrica.
Conforme apurado pelo Diário do Noroeste, na manhã deste sábado ainda havia casos pontuais de famílias sem energia elétrica, porém, não têm relação com serviços de grande porte.
Neste levantamento havia cerca de 300 unidades consumidoras sem energia, totalizando mil pessoas aproximadamente. Na sexta à tarde, o número de endereços sem o abastecimento passava de 500.
Nada parecido com o “tamanho” do problema na quinta-feira após o vendaval, quando metade da cidade ficou sem o serviço, algo em torno de 20 mil unidades consumidoras (residências e empresas).
O trabalho de recomposição deve seguir rígidos procedimentos, incluindo verificações “in loco” evitando assim o risco de acidentes ao religar a rede, afetada pela queda de galhos e árvores inteiras.
BALANÇO – O balanço feito pelo Corpo de Bombeiros apontou queda de 30 árvores. Com tanta árvore e galhos grandes caindo, 33 pessoas tiveram destelhamento parcial das casas, precisando de lonas cedidas pelos Bombeiros. É sempre importante reforçar que lonas devem ser usadas para cobrir móveis e objetos dentro da casa e não para consertar telhados durante ou logo após chuvas e temporais. Isto porque o telhado fica escorregadio, propício para acidentes graves.
Para ter ideia da força do vento, o Simepar confirmou que houve rajadas de até 100 quilômetros em Paranavaí.