Entidades ambientais discutem proteção ao Ribeirão Arara, em Paranavaí
Representantes de diferentes entidades participam desde segunda-feira (15) de um simpósio sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) do Ribeirão Arara, em Paranavaí. O objetivo é identificar problemas e buscar soluções para garantir a preservação da reserva.
O evento está sendo realizado no campus da Universidade Paranaense (Unipar) e já permitiu a compilação de propostas para intensificar os cuidados com os recursos naturais. Execução de curvas de níveis, instalação de empresas, utilização da água e aplicação de agrotóxicos foram alguns dos temas em debate.
Na avaliação do promotor de Justiça Robertson Fonseca de Azevedo é preciso repactuar a APA do Ribeirão Arara, no sentido de garantir a efetiva conservação da fauna, da flora e dos recursos hídricos. A exploração do ambiente precisa ser sustentável e seguir os parâmetros legais.
Entre as ideias discutidas ao longo do evento, a participação do Conselho Municipal de Meio Ambiente mereceu destaque. Os participantes apontaram o papel que o grupo desempenha enquanto organização de defesa ambiental, salientando a necessidade de fortalecer a atuação em Paranavaí.