Sistema de Transplantes do Paraná homenageia Santa Casa de Paranavaí
O Sistema Estadual de Transplantes do Paraná homenageou nesta sexta-feira a Santa Casa de Paranavaí e sua Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) pelo trabalho que permitiu ao Paraná conquistar o primeiro lugar no ranking nacional em número de doações de órgãos e tecidos para transplantes.
“A Santa Casa e os profissionais da CIHDOTT deram uma grande contribuição para que o nosso Estado conquistasse esta posição de destaque e hoje viemos aqui para agradecer. Esta é a razão de estarmos aqui: agradecer”, disse a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Paraná, Arlene Terezinha Badoch.
Ela veio à cidade acompanhada da coordenadora da Organização de Procura de Órgãos de Maringá (com jurisdição sobre Paranavaí), Gislaine Fusco Duarte.
Em nome da Santa Casa, o certificado de agradecimento foi recebido pelo presidente Renato Augusto Platz Guimarães, os diretores Antônio Batista da Silva e Roberto Carlos de Almeida Silva e o diretor-administrativo Héracles Alencar Arrais.
Falando em nome do hospital, Arrais destacou que, embora o ato fosse de agradecimento à Santa Casa, “quem mais merece os cumprimentos é o Sistema Estadual de Transplantes pelo excelente trabalho que vem realizando e que ajudou as comissões intra-hospitalares da Santa Casa de Paranavaí e outros hospitais do Estado, dando todo o apoio necessário”.
O diretor frisou que o Paraná estava bem atrás no ranking estadual antes de Arlene assumir a coordenação estadual. “Com a dedicação dela e da coordenadora regional, a Gislaine, chegamos ao primeiro lugar”, acrescentou.
A CIHDOTT da Santa Casa de Paranavaí foi formada em 2012 e em 2015 foi realizada a primeira captação de órgãos no hospital.
“Devemos isso também ao comprometimento da equipe aqui do hospital, que se dedicou e se qualificou para que pudéssemos realizar um bom trabalho”, disse Arrais, que agradeceu também a Academia de Letras e Artes de Paranavaí (ALAP), através do presidente José Aparecido Caoneto, que nos dois últimos anos atendeu ao slogan do Sistema, “Doação de Órgãos: Fale sobre isso” e promoveu concursos literários com este tema. A ALAP também foi homenageada.
Todos os setores hospitalares foram lembrados nos discurso das representantes do Sistema Estadual de Transplantes presentes, especialmente aqueles que compõe a CIHDOTT e profissionais da equipe de captação de tecido ocular humano.
A solenidade foi acompanhada por cerca de 30 funcionários representantes dos vários setores do hospital, integrantes da CIHDOTT e equipe de captadores de tecido ocular humano.
Certificados entregues
Além da Santa Casa e da ALAP, receberam certificados a coordenadora e a vice-coordenadora da Comissão, enfermeiras Márcia Ângelo Dos Santos e Aline Barbieri, respectivamente, a assistente social Andreza Mara Campos de Melo e as enfermeiras e enfermeiros : Elisangela Cristina Mendes, Elaine Cristina Garcia Martins, Marily Vasconcelos Gomes, Valéria Ferreira Tenfen, Simone Marcelino Garcia Ghizoni. Cárita Luana Gabriel da Cruz, Elvani Cristiane Leiria, Andreia Santos, Leandro de Lima Pereira, Silvia Mari Ferreira, Romualdo Aparecido dos Santos, Salete Aguiar Ferreira Ricato e Eder Rodrigues Rocha.