Fiscalização na APA do Ribeirão Arara deverá ser retomada nos próximos dias

Os trabalhos de mapeamento e fiscalização da Área de Proteção Ambiental (APA) do Ribeirão Arara, em Paranavaí, serão retomados nos próximos dias. A ação é resultado de uma solicitação do Ministério Público à Polícia Ambiental e teve início em abril deste ano.
As tarefas tinham sido interrompidas temporariamente, já que a Polícia Ambiental precisaria de um drone para ter maior precisão na captura de imagens e na identificação das propriedades. Trata-se de um veículo aéreo não tripulado que permite fotografar e fazer filmagens.
A solicitação foi feita ao Ministério Público, que recorreu ao Conselho da Comunidade de Paranavaí. O equipamento foi adquirido e repassado à Polícia Ambiental na semana passada, possibilitando, então, a volta da equipe às atividades na APA do Ribeirão Arara.
De acordo com o sargento Osnir Martinez de Souza, o uso do drone resultará na formação de um banco de imagens em alta resolução que facilitará a identificação futura das propriedades. Assim, será possível fazer comparações e verificar se as mudanças exigidas serão feitas.
PROBLEMAS – A primeira etapa da ação da Polícia Ambiental consistiu em sobrevoar toda a extensão da APA do Ribeirão Arara. Foram analisadas a integridade da área, as condições de nascentes e as medidas dos imóveis. Na ocasião, foram identificados problemas de erosões, conservação do solo e falhas no terraceamento.

MP promoverá seminários sobre APA
O Ministério Público de Paranavaí promoverá, neste mês, reuniões com proprietários de terras em áreas de proteção ambiental. O evento será nos dias 15, 16 e 17 e terá diferentes seminários e debates.
A ideia é garantir que todas as exigências legais sejam cumpridas e que os recursos naturais disponíveis nos espaços de proteção não sejam destruídos.