Escolas de Paranavaí recebem advogados. Assunto: eleições
A compra de votos, o uso indevido da máquina administrativa, a propaganda irregular e outros abusos cometidos pelos candidatos caracterizam crime eleitoral e são suficientes para cassar o registro de candidatura ou o diploma eleitoral.
A informação está no material gráfico elaborado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí e que começou a ser distribuído nas escolas da cidade. É parte do trabalho do Comitê 9840, cujos principais objetivos são conscientizar os cidadãos e evitar irregularidades nas campanhas políticas.
O Colégio Estadual Leonel Franca foi o primeiro estabelecimento de ensino visitado pelos advogados, na manhã de ontem. Na ocasião, explicaram para os estudantes sobre as funções dos parlamentares nas esferas estaduais e federal.
Também falaram da importância do voto válido. Segundo o presidente da OAB de Paranavaí, Anderson Donizete, as pessoas que não comparecem para votar ou fazem opção por voto branco ou nulo permitem que outros eleitores escolham por elas.
Outro tópico apresentado aos estudantes pelo Comitê 9840 foi o aplicativo “OAB Voto Legal”, disponível para iOS e Android. Trata-se de uma ferramenta que permite aos cidadãos informar sobre práticas irregulares durante as campanhas eleitorais. É necessário apresentar provas.
O interesse dos alunos na conversa com os advogados ficou evidente com as perguntas e os comentários que fizeram. “Deixamos materiais explicativos para levarem para os pais e muitos baixaram o aplicativo na hora. A conversa foi bem dinâmica”, avaliou o presidente da OAB de Paranavaí.