Semana Farroupilha termina no domingo

Termina no domingo (23), em Paranavaí, a Semana Farroupilha promovida pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fazenda Velha Brasileira. Haverá Missa Crioula, almoço, apresentação da Invernada Artística do CTG Rincão Verde de Maringá e o 8º Gaitaço.
Ao longo dos últimos dias, desde 12 de setembro, a comunidade gaúcha de Paranavaí se reuniu para comemorar a Revolução Farroupilha, considerada a mais longa revolta brasileira, com duração de 1835 a 1845.
A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos ou Decênio Heroico (1835 – 1845), eclodiu no Rio Grande do Sul e configurou-se na mais longa revolta brasileira.
Começou em 20 de setembro de 1835, quando os rebeldes tomaram Porto Alegre e se estendeu até 1º de março de 1845. Foi liderada por fazendeiros de gado e contou com a participação do povo no processo de luta.
De acordo com a professora Vanda Maria Silva Kramer, professora, ecóloga e tradicionalista, a data de início da Revolução Farroupilha, 20 de setembro, marca o Dia do Gaúcho. “Somos defensores de uma cultura, de uma história, de um folclore tão esplêndido”.
E apesar de haver um dia específico para comemorações, Vanda afirma: “Vivemos nossa cultura sempre, o ano todo. Aqui e acolá teremos sempre prendados estudando, organizando eventos e palestras, invernadas ensaiando, cavaleiros laçando, cavalgando, faça chuva ou faça sol, faça frio ou calor escaldante”.