Semana Literária proporciona atividades artísticas gratuitas
As regras gramaticais e a matemática são importantes sistematicamente, mas a leitura é fundamental para estimular a criatividade e a imaginação dos alunos. A avaliação é da professora Sandra Regina Zanelli, que visitou, ontem, a 37ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc de Paranavaí.
O evento teve início ontem e se estenderá até sábado, com uma extensa programação cultural que inclui lançamentos de livros, peças teatrais, contações de histórias, oficinas literárias, exibição de filme e apresentações artísticas.
A Semana Literária está sendo realizada em 23 cidades do Paraná. Tem como foco principal o público infantojuvenil, mas também conta com atividades voltadas para adultos. A expectativa é que aproximadamente 3.000 pessoas passem pela unidade de Paranavaí ao longo dos próximos dias.
Técnico em Atividades Culturais, Edson Godinho disse que algumas atrações abordam a temática da mulher e valorizam o papel da arte feminina na sociedade. Nesse sentido, ele destacou a mesa redonda “A mulher hoje: autoras e autoria feminina no Brasil”, programada para sexta-feira (21), às 20 horas.
AGENDAMENTO – Godinho informou que algumas oficinas já estão com lotação máxima, graças aos agendamentos feitos por escolas de Paranavaí e região. Segundo o técnico em Atividades Culturais, diferentes estabelecimentos de ensino estão participando – municipais, estaduais e particulares.
Interessados em levar turmas de alunos para visitar as instalações da Semana Literária e Feira do Livro devem entrar em contato com a equipe do Sesc de Paranavaí, ligando para (44) 3474-8500. O endereço é Rua Edson Martins, 1.760, próximo à Praça dos Pioneiros.
SOCIALIZAÇÃO – Na opinião da professora Sandra Regina Zanelli, da Escola Municipal Dácia Figueiredo Fortes, o contato com atividades diferentes das desenvolvidas em sala de aula serve como motivação para os alunos.
A interação com alunos de outras turmas e de outras escolas também é importante, na avaliação da professora. “Aprendem uma nova visão de mundo pelo fato de saírem e verem outras crianças. Aprendem a se comportar e a conviver em sociedade”.