Reunião técnica com secretário leva conhecimento a prefeitos do Noroeste
Representantes de 26 prefeituras que fazem parte da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar) participaram nesta sexta-feira (31), em Paranavaí, da reunião técnica promovida pelo Governo do Estado para avaliar e acompanhar as ações coordenadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e o Serviço Social Autônomo Paranacidade.
O secretário de de Desenvolvimento Urbano, Sílvio Barros debateu os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o orçamento para 2019 e as ferramentas digitais disponibilizadas aos municípios.
Barros destacou a importância dos encontros nas Associações para debater os 17 objetivos da ONU, já que nos dias 25 e 27 de setembro mais de 150 líderes mundiais, inclusive representantes do Paraná, estarão em Nova York para firmar compromisso com a nova agenda de desenvolvimento sustentável, que norteará os trabalhos até 2030.
Entre os municípios da Amunpar apenas os de Loanda, Mirador, Porto Rico, Querência do Norte e Santa Cruz de Monte Castelo aderiram ao programa da ONU.
A reunião técnica colocou a par os gestores municipais sobre os programas já existentes, que são: acabar com a pobreza, com a fome, segurança alimentar e melhoria da nutrição; assegurar educação inclusiva de qualidade; a igualdade de gênero; assegurar a gestão sustentável da água e saneamento para todos.
De acordo com o secretário, alguns municípios já vêm aplicando os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável quando investem em políticas públicas e ações para a Educação, Meio Ambiente, Saúde, Saneamento, Pavimentação Asfáltica, Assistência Social, cuidados com os idosos e tantas outras.
Barros também falou sobre o orçamento para 2019, que deve girar em torno dos 400 milhões. O estado tem que entregar seu plano de orçamento para 2019 até o próximo dia 29 de setembro.
Os dados são de que para a região da Amunpar foram destinados no orçamento de 2018 pouco mais de R$ 37,7 milhões em recursos pela pasta da Sedu/Paranacidade, desse total apenas R$ 14,9 milhões foram contratados.
“Os municípios precisam de corpo técnico qualificado na elaboração de projetos, para que a totalidade dos recursos seja investida nos municípios”, disse Barros.
O secretário Silvio Barros lembrou que o governo está agora na fase final de aprovação de um novo empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que dará continuidade ao programa Paraná Urbano e condições para financiar os projetos.
Outro ponto abordado pelo secretário foi as ferramentas digitais disponibilizadas pela pasta no portal da Sedu/Paranacidade aos municípios para agilizar a gestão pública, entre eles: governo digital e o Sedu/Paranacidade Interativo, são ícones abertos para consulta pública e de fácil acesso. “Temos as ferramentas, que são modelos para outros estados, mas são poucas utilizadas pelos gestores e população em geral”, finalizou Barros.
Para o prefeito de Paranavaí e presidente da Amunpar, Carlos Henrique Rossato, a gestão do secretário Silvio Barros, quando foi prefeito em Maringá, é modelo para Paranavaí. “Não é feio copiarmos as boas ações realizadas em Maringá”, disse.