Empossados, vereadores mirins de Paraíso apresentam suas proposições
A Câmara Municipal de Paraíso do Norte deu posse ao Parlamento Mirim, simulação de um Poder Legislativo formado por alunos das duas turmas do 5º ano da Escola Municipal Wagner Bento Pupin.
O ato foi na última quinta-feira e eleição ocorreu na semana anterior, dia 9, nas dependências da escola, com direito a cédulas de votação com os nomes dos candidatos.
Agora, os eleitos foram diplomados, empossados, elegeram e Mesa Diretora e ainda cada um deles apresentou uma proposição relativa à escola, que será discutida e votada em uma próxima sessão.
Antes de iniciar os trabalhos, os vereadores mirins e estudantes, no caso os eleitores, assistiram um vídeo sobre “O Papel dos Vereadores” na vida da cidade. O vídeo apresentou a organização dos poderes e a função de cada um.
Os vereadores Clayton Sanitá (presidente da Câmara e idealizador do projeto), Fernando Marinelo, Leia Brazil e Edson Martins de Alencar, o Careca, recepcionaram os alunos e fizeram a diplomação dos vereadores mirins. Eles destacaram importância da sociedade participar da vida do Legislativo e conhecer seus direitos e deveres.
A Mesa da Câmara Mirim ficou assim composta: José Cleverson Barbosa dos Santos, presidente; João Pedro Buscariolo Prates, vice-presidente; Isabelly Malaquias Filipi, 1ª secretária; e Maria Clara Fabossa Rosa, 2ª secretária. O plenário ficou formado por Lucas Felipe Chaves da Silva, Fernando da Silva Pimenta, Nilton Marques Rolin, Thaiene Graciano de Jesus e Lucas Liberali da Silva.
PROPOSIÇÕES – Os membros do Parlamento Mirim apresentaram as seguintes proposições: construção de novas salas de aula; implantação de sala de ciências; aquisição de um data-show; ampliação da biblioteca e seu acervo literário; ampliação dos pavilhões; construção de quadra de esportes; implantação de um playground; disponibilização de estacionamento de veículos seguro aos professores; implantação uma sala de artes (com aulas de teatro e música); promover a acessibilidade em toda a escola implantação de uma horta comunitária e instalação de aparelho de TV em todas as salas de aula.
Ao final, o presidente da Câmara Municipal, Clayton Sanitá, estimulou os alunos a se interessarem pela vida política e a cobrarem de seus pais, amigos e parentes maior participação deles na vida política. “Nós fomos pedir votos de casa em casa, assumimos compromissos e a sociedade tem o direito de saber se estamos honrando nossos compromissos”, disse ele. “É com esta participação que a sociedade vai fazer a diferença no município”, complementou.
Sanitá falou da importância de os alunos respeitarem os pais e professores e estimulou o estudantes a “sonhar e lutar pelo sonho de vocês”.
A professora Daiane Felipe Ramos Dubiela, que acompanhou os alunos junto com a professora Cristiane Hoffmann, agradeceu a “oportunidade única” que os vereadores proporcionaram aos seus alunos, abrindo as portas da Câmara para os mesmos.
Para ela, a iniciativa mostrou “o quão é necessário que os alunos tenham esse contato, para que sejam estimulados a adquirir o hábito de serem cidadãos atuantes na sociedade. Saberem a importância de seus direitos e principalmente deveres. A necessidade de seguir uma lei maior que é a Constituição Federal. Saber verificar um projeto de lei ser aprovado, expor suas ideias e saber defende-las.
Na sua avaliação, aprender funções dos vereadores – legislar, fiscalizar, sugerir, representar – permitirá aos alunos“crescerem como cidadãos ativos e em busca de melhorias.A ideia é mostrar aos alunos de qual forma acontece as votações e a importância do voto de forma consciente e a necessidade da formação da consciência política, pois esta contribui para a sua constituição de cidadania”.