Solução de déficit de vagas virá com o novo hospital, diz secretário

O secretário de Saúde do Paraná, Antônio Carlos Nardi, admitiu que há uma déficit de vagas na rede pública do Noroeste paranaense. Tanto que o estado investe um grande volume de recursos para concluir as obras da Santa Casa, Unidade Morumbi (Antigo Hospital Noroeste). A declaração foi dada anteontem à noite em Paranavaí, onde participou de evento público.
Ele afirma que a obra segue o ritmo normal e que o estado vem cumprindo a sua parte, pagando por etapas concluídas. Na primeira fase da obra, concluída no ano passado, foram investidos R$ 9 milhões. Na fase atual o convênio prevê mais R$ 11 milhões do Governo do estado.
O secretário prefere não apontar um prazo para a conclusão e lembra que isto depende do fluxo da obra. Cita que houve atrasos nas etapas anteriores por conta de questões burocráticas.
Atualmente, a Santa Casa dispõe de 169 leitos, dos quais 129 são para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a nova unidade, o número será ampliado: o hospital terá mais 126 leitos, sendo que 100 serão destinados ao serviço público, incluindo mais vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e novas especialidades.
ENCONTRO REGIONAL – O secretário Nardi participou anteontem à noite do 1º Encontro Regional Experiências em Saúde, promovido pela 14ª Regional, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí.
Foram apresentadas ações vencedoras em saúde, desenvolvidas através dos municípios. Portanto, com empenho das equipes de servidores.
Neste evento o secretário também assinou convênios de repasses de recursos às unidades de APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) para várias cidades da região. Ele revelou emoção especial por se tratar de um trabalho diferenciado.
O ato marcou ainda a nomeação de nove novos funcionários de carreira da saúde pública paranaense. Eles vão prestar serviços no Hemonúcleo Regional.  
PARTICIPAÇÃO – Dezenas de secretários de saúde, prefeitos e vereadores participaram da atividade. O prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes falou da importância do servidor para a melhoria da qualidade dos serviços públicos.
Na condição de servidor, o prefeito lembra que a nomeação é um sonho alcançado. Mas, a missão exige dedicação, pois as pessoas dependem do trabalho de casa servidor.
O diretor da 14ª Regional de Saúde, Nivaldo Mazzin, fez a abertura do encontro. Ele agradeceu a participação dos servidores que em poucos dias conseguiram viabilizar um evento de abrangência em todo o Noroeste.