Em novembro, sinal digital será a única forma para assistir TV aberta na região
A partir do dia 28 de novembro será desligado o sinal analógico de TV em Paranavaí e em várias cidades da região Noroeste. Ou seja, a partir daquela data, o sinal digital será a única forma de assistir á programação da TV aberta, o que trará qualidade de imagem, informou Valderlúcia da Silva, do Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital no Brasil.
Após o desligamento do sinal analógico, somente quem estiver apto a receber o sinal digital continuará assistindo à televisão e, por esse motivo, é fundamental que as pessoas estejam preparadas para recebê-lo, informa Valderlúcia da Silva, que esteve na redação do Diário do Noroeste acompanhada de Eliane Alexandrino.
Quem tem o dispositivo digital já assiste TV com ótima qualidade de imagem e som. Quem não tem TV com o dispositivo terá de comprar um conversor. Esse aparelho podia ser encontrado ontem no comércio de em Paranavaí entre R$ 100 e R$ 110.
O equipamento, quando conectado à TV, possibilita que o aparelho continue funcionando. Televisores de tela plana, fabricados até 2010, também não são compatíveis com a nova tecnologia e, por isso, também precisam de um conversor.
Já os televisores de tela plana fabricados depois de 2010 já possuem o conversor interno e estão aptos ao sinal digital. Em ambos os casos, é necessário que a antena também seja compatível.
O site da Seja Digital traz informações à população sobre os benefícios da mudança.
Com o desligamento do sinal analógico, a faixa do espectro de 700 MHz será destinada a telefonia móvel para a expansão do 4G. A liberação da frequência vai permitir uma capacidade maior de transmissão de dados, antes de 15 Megabits por segundo (Mbps) para 45 Mbps. Isso vai triplicar a capacidade de processamento de dados para o acesso a internet usando celular.
Kit gratuito são entregues
As famílias beneficiárias de programas federais (como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros), que não possuem equipamento compatível com o sinal digital, têm direito ao recebimento de um kit (composto de conversor, antena e controle remoto). Em Paranavaí e região devem ser distribuídos mais de 10 mil kits.
Os beneficiários devem acessar a página do Seja Digital e agendar a retirada do kit ou se preferir ligar no 147 e posteriormente buscar seu kit no ponto de distribuição, no caso de Paranavaí a Agência dos Correios. A distribuição dos kits já está sendo feita, mas é preciso acessar o site e agendar a entrega.
Na região, o sinal analógico será desligado em:
Alto Paraíso, Alto Piquiri, Amaporã, Astorga, Atalaia, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Cruzeiro do Sul, Douradina, Florai, Guairaçá, Guaporema, Indianópolis, , Japurá, Mandaguaçu, Maringá, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Esperança, Nova Olímpia, Paranavaí, Planaltina do Paraná, Presidente Castelo Branco, Rondon, Sabáudia, São Carlos do Ivaí, São Manoel do Paraná, Tamboara, Tapira, Terra Rica, Umuarama.