Centro de Convivência é bálsamo para idosos, diz Rogério Lorenzetti
O ex-prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, visitou na manhã de quinta-feira o Centro de Convivência do Idoso (CCI) construído e mantido pelo Instituto Maurício Gehlen (IMG).
Após a visita, comentou que o “Centro é um bálsamo para as pessoas que frequentam, que podem aqui se instruir, ter a convivência, que é muito importante, com os demais idosos, e fazer as atividades físicas”.
Recebido pelo fundador e presidente licenciado do IMG, o empresário Maurício Gehlen, Lorenzetti disse que “existem muitos idosos que acabam ficando em casa por não terem oportunidades de fazer uma atividade e muitas vezes estão carentes de atenção. E o melhor que se pode fazer por um idoso é dar atenção a ele. Então aqui ele está abrigado, na companhia de outros idosos, que têm as mesmas dificuldades, os mesmos interesses, que têm alegrias parecidas por aquilo que fazem. Aqui eles não sofrem de solidão”.
Na avaliação do ex-prefeito, o Centro de Convivência veio em boa hora, pois a longevidade das pessoas está aumentando. “Mas é preciso que elas vivam com qualidade”, assevera.
E na sua avaliação, o lazer, as atividades físicas e desportivas, e a ampliação do conhecimento através da biblioteca e das aulas de computação, oferecidas pelo CCI, contribuem decisivamente para a qualidade de vida do idoso.
LUGAR ABENÇOADO – Depois de elogiar a localização do Centro, que “presta um serviço importante a centenas de idosos de Paranavaí”, por estar entre os dois bairros mais populosos da cidade, a Vila Operária e o Jardim São Jorge, Rogério Lorenzetti foi taxativo:
“Esse é, com certeza, um lugar abençoado e que tem que fazer parte de um programa de governo do Estado do Paraná, para que outras cidades tenham uma entidade, pelo menos, parecida com esta. Está de parabéns o mentor, financiador e a pessoa que idealizou e fez acontecer algo que será copiado, na minha opinião, por todo o Brasil”, finalizou o ex-prefeito.
Gehlen, por sua vez, disse o CCI é resultado do “respeito que temos pelos idosos” e da atenção que quer dar a essa faixa da população. “A atenção que damos aos idosos é a prova de que podemos fazer algo pelas pessoas, como fizemos aqui”.
Ele agradeceu o estímulo que recebeu de Rogério quando este era prefeito e por ter sido um dos apoiadores financeiros quando o CCI ainda estava só no papel.
“Ter o reconhecimento de quem apoiou a iniciativa é muito importante para mim. É motivo de orgulho e uma grande satisfação recebê-lo e dividir com este espaço, que fizemos com tanto carinho e com tanto amor para essas pessoas idosas que aqui frequentam”.
O presidente licenciado do IMG voltou a dizer que “cada centavo aqui investido valeu a pena porque nós respeitamos o idoso e entendemos que o respeito às pessoas se faz importante”. E defendeu mudanças no Estado e no Brasil. Queremos mais respeito às pessoas”, finalizou.