Cocan é citado em reportagem como garimpeiro de craques

No início do mês de julho, a ESPN Brasil fez um série de matérias indicando os melhores garimpeiros de craques do país. Entre os 11 destacados está o paranavaiense Aparecido de Adão G. de Souza, o Cocan.
A mesma reportagem sobre Garimpeiros do Brasil aponta Cocan como o primeiro treinador do zagueiro paranavaiense Miranda, hoje no Milan e que defendeu a Seleção Brasileira no Mundial da Rússia.
“A primeira vez que eu o vi, ele chegou em uma bicicleta preta e amarela no campo do antigo abatedouro central. Ele colocou a bicicleta em um canto, estava com um short do Vasco, veio até mim e pediu para treinar”, disse Aparecido Souza, conhecido como Cocan, o primeiro técnico de Miranda.
O Miranda que chegou até Cocan, contudo, não era tão inexperiente. Acabou desenvolvendo estilo. Tudo porque batia bola com garotos mais velhos, mais experientes e mais “malandros”. Isso trouxe lições importantes.
“O que o Miranda tinha de diferente era o foco, a personalidade de falar pouco e observar muito. Ele olhava o jogo. Aliás, ele fala pouco fora de campo. Já dentro tem muita personalidade e liderança”, disse Cocan.
“O que eu vi no Miranda é o que eu vejo dele hoje na seleção brasileira. Era um atleta que se posicionava bem, errava poucos passes, não dava bote na hora errada. Sabia esperar para fazer o desarme. Hoje, é a mesma coisa. É um jogador que faz poucas faltas, pode passar despercebido, mas é eficiente”, acrescenta.