FIMAN é “ótima oportunidade” aos produtores e industriais do Acre

Ao receber convite para participar e mobilizar a cadeia produtiva do seu Estado para também estar presente na Feira Internacional da Mandioca (FIMAN), o secretário estadual de Extensão Agroflorestal Produção Familiar do Acre (Seaprof), João Thaumaturgo considerou o evento como uma “ótima oportunidade” para os produtores e industriais do setor do seu estado buscar novos conhecimentos da atividade.
“É uma Feira muito interessante para o nosso Estado, pois a mandioca tem um papel importante na economia do Estado. É uma das principais atividades econômicas do Acre”, completou ele.
O diretor de Produção da Seaprof, Paulo Sérgio Brana Muniz, disse que a produção industrial da mandioca no Acre “ainda é muito artesanal”, se limitando à farinha e à fécula nativa.
A comitiva do Acre, que ainda contou com a participação de Luiz Rosas, da Assessoria do Governador do Estado, se entusiasmou com a ideia e pretender visitar a Feira em busca de novas tecnologias no campo e na indústria.
O convite foi entregue ontem pelos presidentes da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) e do Sindicato Rural de Paranavaí, respectivamente, Rafael Cargnin Filho e Ivo Pierin Júnior, que compõem a comissão organizadora da FIMAN, durante visita dos acreanos à Podium Alimentos. Eles vieram para conhecer fecularias e farinheiras de Paranavaí.
A FIMAN será realizada de 20 a 22 de novembro, no Parque de Exposições Costa e Silva, em Paranavaí, e reunirá toda a cadeia produtiva da mandioca.
Além da ACIAP e do Sindicato, participam da organização a Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Centro Tecnológico da Mandioca e a Prefeitura de Paranavaí.
A expectativa da organização, que já confirmou presenças de empresas nacionais e do exterior, é reunir cerca de 100 expositores, visitação a Feira de mais de 5 mil interessados e realizar negócios da ordem de R$ 100 milhões. Na primeira edição, em 2016, foram realizados mais de R$ 50 milhões em negócios e teve a participação de 60 empresas.