Mais de 600 pessoas assistiram aos filmes exibidos pelo Sesc de Paranavaí
Entre os dias 12 e 28 de julho, o Sesc de Paranavaí promoveu o Festival Varilux de Cinema Francês. Com sessões gratuitas, proporcionou à comunidade a chance de assistir a uma série de filmes que estão fora do circuito comercial. Mais de 600 pessoas participaram do evento.
Técnico em Atividades Culturais do Sesc de Paranavaí, Edson Godinho fez avaliação positiva sobre o festival de cinema. Na opinião dele, fortalece o cenário audiovisual do município e contribui para a formação de público.
Ele explicou que os filmes exibidos ao longo do mês apresentam “questões densas que fogem dos blockbusters, por isso, o público é menor”. Mesmo assim, a realização do Festival Varilux de Cinema Francês cumpriu o objetivo.
Para Godinho, oferecer cultura gratuitamente é importante por se tratar de um segmento elitizado no país, com pouco acesso principalmente nas periferias. Nesse sentido, disse, o Sesc atua para oferecer oportunidades a todas as pessoas.
Além de estudantes de projetos sociais do Sesc de Paranavaí e de escolas da cidade, o Festival Varilux reuniu público espontâneo. Permitiu que participassem de debates sobre os filmes exibidos e adquirissem conhecimentos.
O técnico em Atividades Culturais afirmou, ainda, que um dos resultados práticos do evento foi a possibilidade de ampliação do orçamento para o CineSesc de 2019. Isso permitirá a realização de mais eventos e de aumento do público no próximo ano.