Flamengo: Líder no campo e nas arquibancadas
RIO DE JANEIRO – No Brasil e no mundo o Flamengo é conhecido pelo tamanho de sua torcida, e a simbiose entre a Nação e o time tem refletido dentro de campo e nos números.
O Fla x Flu disputado na 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mané Garrincha, em Brasília, é até agora o jogo com maior público no ano no Brasil. Quase 60 mil rubro-negros estiveram presentes na vitória de 2 a 0 do Fla sobre o rival, que era o mandante daquela partida.
Empurrado por seus torcedores, o Fla lidera o Brasileirão, disputa as quartas de final da Copa do Brasil e as oitavas da Libertadores.
Em 18 jogos como mandante no ano, o Mengão tem média de público de 29.974 torcedores, a terceira maior média contando todos os times da série A, B e C do Brasil.
E mesmo fora de seus domínios o Mengão arrasta multidões com média de 19.512 torcedores e ocupação de 54% dos estádios quando é visitante. A média geral somando todos os times é de 25%.
Vale ressaltar que o Flamengo poderia liderar a estatística em relação à média de público com sobras, já que diante do River Plate e Santa Fé pela Libertadores o Fla atuou com portões fechados. Para se ter noção, o Rubro-negro tem 10 dos 30 maiores públicos de 2018, e no top cinco aparece com três jogos.
Se olharmos para os números focados apenas no Campeonato Brasileiro 2018, aí o Fla lidera disparado a média de público na competição. Nenhuma equipe no Brasileirão levou tantos torcedores aos estádios quanto o Flamengo.
No total, 374.774 ingressos foram vendidos com o mando do time, que tem média de 46.846 torcedores pagantes. São quase 17 mil de diferença para o Corinthians, segundo colocado no levantamento.
O Mengão tem nada menos do que oito dos 10 maiores públicos na competição nacional, e entre os cinco jogos com maior público, quatro são do Flamengo.
Contra o Sport, Guerrero pode
se despedir do Maracanã
A partida contra o Sport, neste domingo, pode ser a última oportunidade do torcedor do Flamengo ver Guerrero defendendo o clube no Maracanã. Afinal, faltam duas semanas para o fim do contrato do centroavante e as partes ainda não chegaram a um acordo pela renovação.
Depois de receber o Sport, o Flamengo terá três compromissos até o dia 10 de agosto, data em que se encerra o atual vínculo de Guerrero: Grêmio (dia 1º de agosto, em Porto Alegre, pela Copa do Brasil), Grêmio (5 de agosto, em Porto Alegre, pelo Brasileirão) e Cruzeiro (8 de agosto, no Rio de Janeiro, pela Copa Libertadores).
O camisa 9 está inscrito na Libertadores, mas o Flamengo pode realizar cinco trocas na lista de 30 nomes até o dia 3 de agosto. Caso a direção defina que não renovará com o centroavante, Paolo Guerrero deve ser um dos atletas retirados da lista.