Ratinho Júnior fala de revisões tributárias e defende incentivo ao empreendedorismo
A máquina pública precisa ser mais ágil e criar ambientes favoráveis para o empreendedorismo. A avaliação foi feita pelo candidato ao Governo do Estado do Paraná Ratinho Júnior, que esteve em Paranavaí na tarde de ontem e visitou o Diário do Noroeste antes de manter encontro com empresários da cidade.
Com a abertura de novas empresas, um dos grandes problemas brasileiros da atualidade pode ser resolvido de maneira eficaz: o desemprego. “Se o poder público não atrapalha os empresários, já é um grande negócio.” Por isso, disse Ratinho Júnior, as propostas incluem reformulações tributárias e desburocratização dos trâmites legais.
“É possível reduzir ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços] sobre itens como vestuário e alimentação. Isso precisa ser trabalhado de maneira organizada, para não comprometer o estado e beneficiar os empresários”, argumentou o candidato a governador.
Investimentos em infraestrutura também se fazem necessários, na medida em que resultam em atrativos para grandes empresas. Nesse sentido, o candidato do Partido Social Democrático (PSD) destacou a importância de traçar um plano diretor que estabeleça metas de crescimento.
Ratinho Júnior afirmou: “Países de primeiro mundo tiveram saltos qualitativos quando pensaram em longo prazo”. Outro fator fundamental é descobrir qual é a vocação econômica do estado. O candidato a governador citou, por exemplo, a tecnologia no Japão e na Coreia do Sul e a engenharia na Alemanha.
O Paraná, disse o presidente estadual do PSD, produz alimentos para todo o mundo. “Essa é a nossa vocação”, garantiu. Sendo assim, a intenção dele, caso seja eleito, é incentivar a indústria de transformação de alimentos. “Gera riqueza, gera valor agregado e gera empregos. E mais empregos significam, também, fortalecimento do setor de serviços.”
SAÚDE – Ratinho Júnior disse que considera essencial investir na saúde preventiva. Uma das frentes de atuação seria a melhoria na qualidade da alimentação das escolas, o que permitiria ampliar o combate à obesidade infantil. Ampliar o alcance dos equipamentos de saneamento básico também faz parte das preocupações do candidato.
Sobre o sistema de atendimentos médicos, Ratinho Júnior destacou o papel das unidades hospitalares de todo o estado, salientando a necessidade de fortalecer os hospitais regionais de média complexidade.
SEGURANÇA – Uma questão que preocupa a comunidade é a segurança pública. Nesse tópico, o candidato do PSD afirmou que os resultados serão positivos quando houver mais presença física de policiais nas ruas de todo o Paraná. “Precisam ser qualificados, preparados e bem remunerados.”
O objetivo é investir em tecnologia, criando centrais regionais de monitoramento e digitalizando toda a rede de segurança pública. Um departamento de inteligência bem-estruturado permitirá o planejamento de ações e a atuação nas áreas de fronteira, reduzindo, inclusive o contrabando que entra no Brasil pelo Paraná.
POLÍTICA – A agenda de Ratinho Júnior na região Noroeste teve início em Loanda. Depois, ele viajou para Paranavaí: a primeira parada foi no Diário do Noroeste. Acompanhado por apoiadores e correligionários, o candidato falou sobre as expectativas em relação ao período eleitoral.
“Tenho percebido que as pessoas querem uma metodologia de governo diferente. A velha política nacional faliu, e nós vamos apresentar um modelo ousado”, argumentou Ratinho Júnior. Entre as propostas para isso está o enxugamento da máquina pública estadual: em vez das atuais 28 secretarias, serão 15, caso ele seja eleito.
A equipe que acompanha o candidato do PSD é formada por representantes de diferentes partidos que confirmaram a parceria para atuar no período eleitoral. Segundo ele, as alianças foram feitas a partir de proximidades ideológica e metodológica. A ideia foi unir quem garantisse a construção de um plano de governo eficiente para promover o desenvolvimento do Paraná.
Dentro desse grupo, alguns nomes são cotados para compor a chapa com Ratinho Júnior. A candidatura a vice-governador tem grande importância, disse, já que a intenção é que a pessoa escolhida seja atuante. “Consegui trazer bons nomes. Independentemente de quem for, vai me ajudar a governar.”
GOVERNADORA – Em relação à atual governadora do Paraná, Cida Borghetti, que, da mesma forma que Ratinho Júnior, compunha a base de apoio ao ex-governador Beto Richa, o presidente estadual do PSD declarou: “Todos os partidos têm direito de concorrer”.
Ele afirmou que sempre fez “parte de um grupo político independente”, não estando subordinado a outros. Isso também garante maiores possibilidades de trabalho para a equipe ao redor de Ratinho Júnior. “Estou trabalhando para isso há 16 anos”, enfatizou, referindo-se ao período em que atua na vida pública.
DIÁRIO DO NOROESTE – Vice-prefeita de Paranavaí, Jeanne Kato acompanhou o presidente estadual do PSD durante a visita ao município. Na passagem pelo Diário do Noroeste, ela reiterou a importância do jornal na propagação de notícias que contribuem para o desenvolvimento de toda a região.
Jeanne disse, ainda, que a vinda de Ratinho Júnior para o Noroeste do Paraná representa um grande passo no sentido de garantir fortalecimento político tanto para o candidato ao Governo do Estado quanto para os que concorrem à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa do Paraná.
AMPEC/MICROPAR – Depois de passar pelo DN, Ratinho Júnior se dirigiu à sede da Associação de Microempresas e Empreendedores Individuais do Noroeste do Paraná (Ampec/Micropar). Lá, respondeu questionamentos sobre incentivos fiscais e infraestrutura. Também recebeu um documento com reivindicações e sugestões para melhorar o setor.
ACIAP – Na sequência, o candidato ao Governo do Estado pelo PSD foi para a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap). Concedeu entrevista a profissionais da comunicação e conversou com empresários da cidade.
Ratinho Júnior fez uma apresentação resumida: formação acadêmica, atual empresarial e vida pública. Citou algumas propostas que tem para fortalecer a economia do Paraná e respondeu questionamentos feitos pelos presentes.
Na ocasião, o candidato recebeu duas listas de sugestões elaboradas pelas diretorias da Aciap e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Noroeste do Paraná (Cacinpar), representadas, respectivamente, pelos presidentes Rafael Cargnin e Ricardo Bertochio Gimenes.