Aterro Sanitário de Rondon é ampliado
O Aterro Sanitário é uma forma de disposição de resíduos sólidos não perigosos no solo, tendo como características principais o seu devido preparo para receber principalmente os resíduos sólidos orgânicos e putrescíveis, gerando como efluentes o biogás e os líquidos lixiviados, principais causadores potenciais dos impactos negativos ao meio ambiente, podendo alterar as características dos solos, das águas e da atmosférica.
Para isso, a administração municipal de Rondon impermeabilizou uma vala com manta geomembrana PEAD (Polietileno de Alta Densidade) de 1,0 mm de espessura e fundos, (80m x 22m x 5m), perfazendo um total de 8.000 m³ de capacidade de lixo. Todo o líquido percolado na massa de lixo será carreado por gravidade ao fundo da vala onde foi projetada a drenagem com tubulação em PVC, perfurado e coberto com brita, que levará todo o líquido até o poço de captação de chorume drenado, para seu armazenamento provisório.
A finalidade da impermeabilização das valas é para preservar o solo e o lençol freático de qualquer tipo de contaminação, oriundos dos resíduos depositados nas valas, por menor que venha a ser.
Também foi realizado o isolamento da área de Reciclagem das Células de depósito de resíduos conforme orientação do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).