Trâmites para instalação da Havan em Paranavaí estão em fase final

A placa afixada em um terreno na Avenida Heitor Alencar Furtado, na entrada de Paranavaí, informa que em breve o município terá uma loja da Havan. A renomada empresa comercializa, por exemplo, produtos domésticos, itens de saúde e beleza, brinquedos, ferramentas, materiais escolares e artigos para bebês.
Os trâmites burocráticos para a vinda da loja de departamentos estão em fase final. Nas palavras do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, a etapa é de “ajustes contratuais”. Com a conclusão, as obras de construção do prédio estarão liberadas.
A previsão inicial é que a Havan de Paranavaí gere de 90 a 100 postos de trabalho, podendo chegar, posteriormente, a 150 funcionários. As questões legais sobre as relações com os empregados também já foram definidas, segundo informações de Rodrigues.
A avaliação do secretário municipal é que a instalação de uma empresa do tamanho da Havan agrega valores para a cidade, dando credibilidade para atrair outros investimentos. De acordo com ele, já existem negociações para trazer outros empreendimentos de diferentes setores: indústria, confecção, alimentação, comércio, inovação e tecnologia.
Rodrigues declarou que Paranavaí está crescendo. “Entramos em um ciclo de desenvolvimento econômico. Isso gera renda e retenção de riquezas para o município, com o retorno de impostos para os cofres públicos.”
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Rafael Cargnin, manifestou satisfação pela vinda da Havan ao município. “Da mesma forma que todo cidadão paranavaiense, sinto orgulho ao ver a cidade atraindo investimentos tão importantes.”
Cargnin citou o fato de Paranavaí ser polo regional e receber moradores de municípios de todo o Noroeste do Paraná. São pessoas que fazem compras e ajudam a movimentar a economia local. A instalação da Havan, disse o presidente da Aciap, garantirá resultados ainda mais positivos.
BR-376 – Na opinião de Cargnin, a duplicação da BR-376, desde Nova Esperança até Paranavaí, terá papel fundamental na promoção do crescimento econômico de toda a região. “Cria um corredor de desenvolvimento e atrai outras empresas.”
Para ele, as obras na rodovia e a consolidação de outras obras – a nova unidade hospitalar da Santa Casa, o fortalecimento do ensino superior e a chegada da Havan, por exemplo – demonstram que, cada vez mais “Paranavaí é um lugar viável para investimentos”.

Barracões do antigo IBC sediarão repartições públicas municipais
O prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes, assinou, recentemente, o contrato que garante a doação definitiva dos barracões do antigo IBC para o município. Até então, o imóvel pertencia à União.
A cessão foi possível com a condição de que o espaço seja utilizado exclusivamente para abrigar repartições públicas municipais.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, o local servirá como pátio para máquinas e veículos de diferentes secretarias municipais. Também receberá o almoxarifado central e os equipamentos da Infraestrutura e da Guarda Municipal, além de parte da Diretoria de Trânsito (Ditran).
O projeto arquitetônico está sendo finalizado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. A expectativa é que até o final deste ano ou no início de 2019 já seja possível ter parte da estrutura em funcionamento.
De 100 a 120 pessoas trabalharão nos barracões do antigo IBC, na Avenida Heitor Alencar Furtado. Com isso, aquela região da cidade ganhará novos investimentos: mercado, padaria, farmácia e outros segmentos.
Soma-se à utilização do espaço a instalação da Havan, na entrada da cidade, e o crescimento será uma realidade, conforme avaliação feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo. (RS)

Frase
“Entramos em um ciclo de desenvolvimento econômico. Isso gera renda e retenção de riquezas para o município, com o retorno de impostos para os cofres públicos”
Do secretário Carlos Emanuel Rodrigues