Longo período de estiagem compromete atividades rurais
Já são 37 dias sem chuva em Paranavaí. De acordo com informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o último registro foi em 12 de junho, com volume de 49,4 milímetros. As consequências da seca são negativas em diferentes segmentos, principalmente nas atividades rurais.
O secretário de Agricultura de Paranavaí, Tarcísio Barbosa, citou o caso das plantações de mandioca. Segundo ele, o longo período de seca atrapalha o plantio, provocando atrasos. Além disso, a raiz não sai muito sadia.
Em matéria publicada na edição de ontem do Diário do Noroeste, o empresário João Eduardo Pasquini falou sobre os efeitos da estiagem na cadeia produtiva da mandioca. Segundo ele, a seca compromete as lavouras e reduz a oferta de raiz para as indústrias, empurrando os preços para cima.
As pastagens também são afetadas pela falta de chuva. Segundo o secretário municipal de Agricultura, os pecuaristas estão preocupados com a situação não somente por causa da seca, mas também pelos ventos: comprometem os sistemas de manutenção dos pastos.
Barbosa explicou, ainda, que a estiagem prejudica os trabalhos de readequação de estradas rurais. A terra muito seca dificulta fazer os acabamentos e pode danificar o maquinário. “Estamos trabalhando em duas frentes, mas o cronograma deve atrasar”, informou.
INVERNO – A explicação do meteorologista Paulo Barbieri é que a estiagem é comum nesta época do ano. Segundo ele, somente a partir de setembro, com o final do inverno, as chuvas se tornarão mais frequentes.
Por enquanto, disse, uma massa de ar quente está atuando sobre o Paraná, impedindo o avanço de frentes frias. “Percorrem o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas quando chegam aqui, desviam para o oceano, por causa do bloqueio”.
De acordo com Barbieri, a situação foi ainda mais preocupante no ano passado, quando a estiagem teve início em 22 de maio. Ele também informou que a média histórica de chuva em Paranavaí no mês de junho é de 71 milímetros. Em julho, 67 milímetros.
PREVISÃO – Para este final de semana, a previsão do Simepar (www.simepar.br) é de céu com poucas nuvens e temperaturas variando de 20 a 31 graus. No sábado, céu nublado e variação de 14 a 24 graus. No domingo, condições semelhantes e termômetros marcando de 15 a 27 graus.
O tempo deve permanecer seco até a metade da próxima semana. Deverá voltar a chover somente na quarta-feira (25). Novas precipitações são esperadas para o período de sexta-feira (27) a segunda-feira (30).