Croácia e França fazem decisão inédita do mundial
Pela primeira vez na história das copas, França e Croácia vão decidir o título da Copa do Mundo. A vaga croata veio no sufoco em prorrogação tensa com a Inglaterra ontem à tarde, horário de Brasília, noite em terras russas.
A final acontece domingo em Moscou, às 12 horas. Derrotados ontem, os ingleses decidem o terceiro lugar no sábado, contra a Bélgica, que perdeu anteontem para a França por 1 a 0. Partida às 11 horas. Com isso, a Inglaterra adia mais uma vez o sonho do bicampeonato, que se estende desde 1966 quando ganhou em casa sua única copa.
O jogo de ontem teve os ingredientes de uma grande decisão. Os ingleses saíram na frente no começo do primeiro tempo com golaço de falta cobrada por Trippier. Perisic empatou no segundo tempo, placar que se manteve até o final dos 90 minutos.
Na prorrogação, porém, o craque Mandsukic, que andava apagado no jogo, decidiu com um gol de oportunismo. O resultado dá para a Croácia a chance de rever o algoz de 1998, quando os franceses eliminaram o futebol croata nas semifinais.
HISTÓRIA – O futebol croata ganhou projeção com o terceiro lugar na Copa do Mundo de 1998. A equipe que tinha Davor Suker, o artilheiro do mundial e Zvonimir Boban, na época jogador do Milan da Itália, como suas principais estrelas, conquistou essa façanha com uma campanha surpreendente, em que derrotaram a Alemanha nas quartas de final por 3 a 0.
A Seleção Croata só foi derrotada na semifinal, perdendo para a anfitriã França por 2 a 1, com dois gols de Lilian Thuram que nunca havia marcado um gol pela seleção. A França ganhou o título ao derrotar o Brasil na final por 3×0.