Paulo Cézar Felipe recebe a Medalha de Mérito do 8º Batalhão
O empresário Paulo Cézar Felipe recebeu a Medalha de Mérito do 8º Batalhão de Polícia Militar “Personalidades do Arenito Caiuá”. Trata-se de um reconhecimento a lideranças que tiveram relevantes serviços prestados à sociedade e conduta irrepreensível. A entrega da honraria foi dia 29 de junho, durante comemoração dos 48 anos da unidade militar com sede em Paranavaí e abrangência em 22 cidades.
Por ocasião da entrega da medalha, Paulo Felipe disse ao Diário do Noroeste que recebe a homenagem com humildade e também com a noção da sua responsabilidade para com a segurança e o bem-estar da comunidade.
Aproveitou para parabenizar os demais contemplados com a medalha neste mesmo evento. “São todos merecedores e fizeram uma parte importante no desenvolvimento do Noroeste”, resume.
Esse reconhecimento se soma a outros títulos importantes recebidos por Paulo Cézar Felipe. Em 7 de abril de 2008, por exemplo, a Câmara de Vereadores de Paranavaí entregou ao empresário a Comenda do Mérito Doutor José Vaz de Carvalho. A homenagem, concedida por unanimidade, foi um reconhecimento ao conjunto de benefícios à comunidade.
Um dos fatos marcantes foi a construção da Avícola Felipe, a partir de 1993, um empreendimento de família e que atualmente é administrada por um grande grupo do setor frigorífico. A inauguração oficial aconteceu em 16 de dezembro de 1995. Além da indústria, a família implantou uma nova atividade econômica na região, já que foi da empresa a iniciativa de incentivar a construção de aviários e de toda a estrutura para que Paranavaí se tornasse uma das grandes fornecedoras de frango para o Brasil e para o exterior.
LEMBRANDO GERALDO FELIPPE – Ao reforçar agradecimentos, o empresário dividiu a homenagem com a sua família – a tradicional Família Felipe. Lembra que o seu pai, empreendedor Geraldo Felippe (falecido em 2011), entrou para a história como um dos homens visionários que ajudaram a construir Paranavaí e a região. Foi o primeiro paranavaiense reconhecido com o Título de Cidadão Honorário do Paraná.
Em 2015, quando completaria 90 anos, o empreendedor foi eternizado no Noroeste com a denominação da PR-218 – trecho entre Loanda e Santa Cruz de Monte Castelo – que passou a se chamar Rodovia Geraldo Felippe, proposição do então deputado estadual Antônio Teruo Kato, oficializada em 16 de maio de 2013 (lei 17.569), após aprovação unânime da Assembleia Legislativa, apresentada em 12 de fevereiro de 2012.
Felippe foi empresário arrojado, que depois de atuar no ramo varejista por mais de 40 anos, com a rede varejista Casas Felipe, partiu para outro grande empreendimento, a avicultura.
Geraldo Felippe foi sócio e fundador da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí, da Santa Casa (maior hospital da região) e fundador também do Atlético Clube Paranavaí – ACP – campeão paranaense de futebol em 2007. Colaborou também com diversas entidades assistenciais.
O EVENTO NO BATALHÃO – A entrega da homenagem para 33 personalidades civis e militares marcou os 48 anos do 8º Batalhão, denominado Coronel PM Gilberto Kummer. O comandante, major Ademar Carlos Paschoal, destacou o valor dos homenageados e suas contribuições para o desenvolvimento do Noroeste.
Pelos homenageados fizeram uso da palavra o prefeito de Paranavaí Carlos Henrique Rossato Gomes (Caíque), o deputado estadual Tião Medeiros, o promotor de Justiça Sílvio Aparecido dos Santos e o coronel da Reserva da PM, Irineu Ozíres Cunha. Todos reforçaram a mensagem de apoio à corporação, bem como o compromisso com a segurança e o desenvolvimento regionais.
O comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos de Morais, participou da cerimônia e igualmente cumprimentou as lideranças e autoridades do Noroeste. Estudantes da Escola Municipal Santa Terezinha e da Casa da Criança foram convidados especiais neste ato comemorativo. A equipe da Casa da Criança fez apresentações musicais e de dança.
A LISTA DE HOMENAGEADOS
Coronel Antônio Carlos de Morais – comandante do 3º CRPM; Coronel Irineu Ozíres Cunha – prestou serviço no 8º BPM; Tenente-coronel Agnaldo Letrinta – comandante do 25º BPM; Sebastião Henrique de Medeiros (Tião Medeiros) – deputado estadual; Carlos Henrique Rossato Gomes – prefeito de Paranavaí; Sílvio Aparecido dos Santos – promotor de Justiça da Comarca de Paranavaí; Guilherme Franchi da Silva Santos – promotor de Justiça da Comarca de Paranacity; 1º tenente Maicon Danilo Rodrigues – chefe da ALI/8º BPM; José Gilberto Pratinha – empresário de Paranavaí; Paulo Cézar Felipe – empresário de Paranavaí; Héracles Alencar Arrais – diretor da Santa Casa de Paranavaí.
Militares: Major Luiz Carlos Martins da Silva – comandante da 3ª CIPM; Major Júlio César Vieira da Rosa – comandante do 11º BPM; Capitão Afonso Gonçalves Arantes Filho – prestou serviço no 8º BPM; 1º tenente Leônidas Vinício Borges dos Santos – chefe do Cartório TECIP/8º BPM; Subtenente Alcebíades Celestino de Souza – prestou serviço no 8º BPM; Subtenente Claudio Alves Lima – almoxarife do 8º BPM; Subtenente Claudenício Santo Buzinaro – auxiliar P/1 do 8º BPM; 1º sargento Carlos Roberto da Luz Munhoz – comandante do DPM de Terra Rica; 1º sargento Hércules César Siqueira – comandante do DPM de Tamboara; 2º sargento Claudemir Fernandes Basílio – Sargenteante da 2ª Cia/8º BPM.
Também militares: 2º sargento Valdecir Pereira – chefe de equipe ROTAM do 8º BPM; 3º sargento Cristiano Araújo Pedro – chefe de equipe ROCAM – 8º BPM; 3º sargento Idemar Paulo Formicoli – auxiliar P/4 – 8º BPM; 3º sargento Marco Antônio Medrado Xavier – auxiliar SJD do 8º BPM; Cabo João Paulo de Paulo – chefe de equipe ROTAM – 8º BPM; Cabo Luiza Perotti – auxiliar P/1 do 8º BPM; Soldado Tais Marques Gomes – policial de Radiopatrulha; Soldado Josiele Veríssimo da Silva Barbon – auxiliar P/5 do 8º BPM; Soldado Rossinei Franco de Souza – rádio-operador COPOM – 8º BPM; Soldado Wendel Florêncio – policial de Radiopatrulha.