Produção no campo e na indústria movimenta economia de Paranavaí
A mandioca é uma das principais culturas agrícolas do município de Paranavaí e agrega muito valor com a produção de farinha, fécula nativa e especialmente do amido modificado.
De acordo com Rafael Cargnin Filho, presidente em exercício da Associação Comercial de Paranavaí, o setor gera empregos e movimenta a economia local. Por esta razão, a Associação Comercial se uniu a outras entidades, como o Sindicato Rural, a Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Prefeitura e o Centro Tecnológico de Mandioca (CETEM) para promover a segunda edição da Feira Internacional de Mandioca.
Para Rafael Cargnin Filho, o setor ainda tem uma enorme capacidade de desenvolvimento, pois novas tecnologias estão sendo pesquisados para aumentar a produtividade, inclusive de novas variedades.
“Assim, a região, que é a maior produtora de mandioca para fins industriais, poderá produzir ainda mais gerando mais riquezas para o município”, diz.
A perspectiva do setor, aumentando as exportações, também estimula a participação da Aciap no evento, já que esta modalidade de comércio abre as portas para que outros setores também conheçam novos mercados.
“Também destaco a aquecida que a FIMAN dá ao comércio nos dias que antecede, durante e depois da Feira. Restaurantes, hotéis, táxi, postos de combustíveis e outros tipos de comércio são beneficiados, pois tem o seu volume de negócios aumentados”, conclui. (Fonte: Assessoria de Imprensa da FIMAN)