Praticamente todos os animais da região foram vacinados contra aftosa

A vacinação de rebanhos bovinos e bubalinos contra a febre aftosa alcançou praticamente 100% dos animais com até 24 meses em todo o Noroeste do Paraná. O balanço final deverá ser concluído ainda nesta semana.
De acordo com o supervisor regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Carlos Costa Junior, a maioria dos produtores havia feito a vacinação dos rebanhos e a comprovação durante o período estabelecido pelo Governo do Estado.
Aqueles pecuaristas que não tinham cumprido as exigências foram notificados e tiveram de aplicar as doses da vacina nos animais e, em seguida, fazer a comprovação.
Costa Junior afirmou que uma nova campanha para garantir a imunização de bovinos e bubalinos do Paraná será realizada em novembro deste ano. O objetivo será vacinar todos os animais, independentemente da idade. Ação semelhante deverá ser desenvolvida em maio de 2019.
A expectativa é que o Estado seja declarado como área livre da aftosa sem vacinação. Ainda não é possível afirmar quanto tempo levará para que isso ocorra, mas, assim que o título for confirmado, os pecuaristas paranaenses não precisarão mais aplicar vacinas contra a doença.