BR-376: Maior parte das obras de duplicação já foi concluída
Quase 80% das obras de duplicação da BR-376, no trecho entre Mandaguaçu e Paranavaí, já estão concluídas. A maior parte dos 55 quilômetros está liberada para o tráfego, e os desvios somam aproximadamente 10 quilômetros.
Gerente de obras da Viapar, empresa responsável pela execução dos trabalhos, Egilson Mota Leal afirmou que os pontos mais críticos estão no perímetro urbano de Paranavaí. Segundo ele, alguns fatores provocaram atraso no cronograma.
Uma das situações foi a retirada tardia de postes de energia elétrica em pontos próximos à entrada principal da cidade. A inclusão de outro trevo, quilômetros antes, também comprometeu o andamento das obras. Ao todo, sete novas construções foram incorporadas ao projeto inicial.
Leal citou a necessidade de fazer adequações e concluir canteiros e canaletas. Ao longo desta semana, informou, mais uma alteração: após o principal trevo de acesso a Paranavaí, no sentido a Nova Londrina, será preciso fazer cortes na pista principal, o que exigirá desvio provisório do tráfego.
Toda essa sequência de trabalhos e novas necessidades postergou a previsão para o fim das obras. A expectativa era terminar no final deste ano, porém, “não vamos concluir em 2018”, declarou Leal. A nova projeção, disse, é o segundo semestre de 2019. Em relação ao trevo principal de Paranavaí, a partir de outubro deste ano o tráfego deverá seguir sem impedimentos.
Se a fase é de ajustes finais na maior parte do percurso entre Mandaguaçu e Paranavaí, a orientação para os motoristas é que mantenham a atenção voltada para a sinalização. Devem dirigir com cuidado por causa dos desvios, dos limites de velocidade e dos trabalhadores que atuam nas obras.
AS OBRAS – Em novembro de 2015, o então governador do Paraná, Beto Richa, esteve em Paranavaí e anunciou a autorização para o início da duplicação da BR-376, no trecho entre Nova Esperança e Paranavaí, compreendendo 33 quilômetros de rodovia. Naquele momento, as obras a partir de Mandaguaçu já estavam em andamento.
Os trabalhos tiveram início ainda em 2015. Então, a expectativa era concluir a duplicação dos 33 quilômetros no final de 2017. Quando o anúncio foi feito, a previsão era investir aproximadamente R$ 210 milhões para as obras entre Nova Esperança e Paranavaí. De acordo com Leal, considerando todo o trajeto desde Mandaguaçu, o valor atualizado chega a R$ 500 milhões.