Morre Nelson Travain, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Morreu ontem pela manhã o ex-presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Nelson Travain. Ele tinha 84 anos e faleceu em casa, após período de grave enfermidade. O corpo está sendo velado na Capela Prever e o sepultamento acontece hoje às 10h, no cemitério central.
Um dos filhos informou à reportagem que Travain tratava de problemas de saúde (câncer) há cerca de dez anos. O quadro se agravou há aproximadamente três anos e de forma mais severa nos últimos dez dias, até a morte no início da manhã desta quinta-feira. 
Travain dirigiu o sindicato até 2013, tendo assumido a função em 1969. Sua trajetória é definida como homem que lutou em defesa dos trabalhadores rurais e agricultores familiares.
De Avaí, São Paulo, Nelson Travain nasceu em 25 de dezembro de 1933. Chegou a Paranavaí em 1951, trabalhando na cafeicultura (agricultura familiar).
Na atividade sindical, atuou na luta dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. Um exemplo foi a defesa do direito de os agricultores familiares terem acesso ao financiamento com juros mais baixos em relação ao sistema financeiro. Deixa a esposa Zenira, os filhos Agnaldo, Adelmo, Elder e Jaqueline.