Aulas do curso de Direito da Unespar começam em 2019
A governadora Cida Borghetti esteve ontem em Paranavaí e assinou o decreto que autoriza a criação do curso de Direito na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Com isso, a instituição de ensino terá condições legais de promover o concurso vestibular ainda este ano e dar início às aulas em 2019.
O curso de Direito no câmpus de Paranavaí terá regime de matrícula seriado e anual, turno de funcionamento diurno e 4.312 horas de aulas. Serão 40 vagas por ano e o período para a conclusão se estenderá de cinco a oito anos.
De acordo com o reitor da Unespar, Antônio Carlos Aleixo, o processo de seleção ocorrerá juntamente ao vestibular para os demais cursos oferecidos pela instituição. O início das aulas, afirmou, ocorrerá sem grandes empecilhos.
Aleixo afirmou que pelo menos nos dois primeiros anos não haverá despesas adicionais para o Governo do Estado, já que o câmpus de Paranavaí está abrindo mão de uma turma de Administração para a implantação do curso de Direito. Parte da estrutura será custeada pela Fundação de Apoio à Unespar – Câmpus de Paranavaí.
CONHECIMENTO – Durante a solenidade de assinatura do decreto, na sede da Amunpar, em Paranavaí, a governadora Cida Borghetti falou sobre a importância do Ensino Superior como ferramenta para propagação do conhecimento. “O que você aprende e guarda, ninguém tira”, declarou.
Ela ressaltou a importância do ensino gratuito para as pessoas que não têm condições de pagar para estudar em escolas particulares. Nesse sentido, disse Cida Borghetti, a implantação do curso de Direito na Unespar é a realização de um sonho antigo de toda a comunidade.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, também enfatizou a importância da educação. “A formação [educacional] é o maior bem”. Na avaliação dele, a Unespar está preparada para receber o curso de Direito, o que garantirá o sucesso desta nova etapa.
Os deputados federais Alex Canziani, Osmar Serraglio e Ricardo Barros também se manifestaram em defesa da educação. Os três destacaram a importância do ensino público, gratuito e de qualidade como alavanca para o desenvolvimento em níveis econômico e social.
CONQUISTA – Para o deputado estadual Tião Medeiros, ontem foi uma data histórica. “Ganham a Unespar, Paranavaí e toda a comunidade do Noroeste do Paraná”.
O parlamentar relembrou o fato de o ex-governador Beto Richa ter assinado, em março deste ano, o documento que dava prosseguimento ao processo de implantação do curso de Direito. Cumpridas as formalidades, “o curso se torna realidade”, enfatizou Medeiros.
GOVERNO – O prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (Caíque), elogiou a atuação de Cida Borghetti como governadora do Paraná. Disse que tinha receio de que os compromissos assumidos por Beto Richa não tivessem continuidade, mas todos foram cumpridos e novos estão sendo firmados.
EXPANSÃO
Unespar quer novos cursos, diz reitor
O reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antônio Carlos Aleixo, acompanhou a solenidade de assinatura do decreto que autoriza o início do curso de Direito no câmpus de Paranavaí.
Na ocasião, disse que a instituição tem condições de receber outros cursos e expandir a capacidade de atendimento à comunidade. “Já estamos pensando nos próximos”, afirmou.
Aleixo falou sobre o anseio da comunidade externa em receber o curso de Medicina. Considerando o fato de já existir um curso na área da saúde, Enfermagem, a possibilidade existe.
Mesmo assim, destacou o reitor, a Unespar também poderá optar por pleitear outras opções que também estejam ligadas à área da saúde. (RS)
INVESTIMENTOS
Governadora garante recursos para municípios do Noroeste do Paraná
A governadora Cida Borghetti esteve ontem em Paranavaí e se reuniu a prefeitos, vereadores, secretários municipais, lideranças e autoridades do Noroeste do Paraná. Durante o encontro, garantiu o repasse de recursos para algumas prefeituras.
Entre os municípios beneficiados com os investimentos estão Alto Paraná, Cruzeiro do Sul, Nova Esperança, Santo Antônio do Caiuá e Paranavaí, com verba para a educação. São João do Caiuá também estava na lista, com dinheiro para recape e pavimentação asfáltica. (RS)
Curso vai atrair alunos de várias cidades
O decreto que institui o curso de Direito na grade da Unespar em Paranavaí será publicado em Diário Oficial nos próximos dias. As aulas começam no ano letivo de 2019 e serão oferecidas 40 vagas no período diurno.
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, informou que Paranavaí é o nono município do Paraná e do sistema de ensino superior do Estado a receber o curso de Direito – já é ofertado nas universidades estaduais de Ponta Grossa (em dois câmpus), Maringá (1), Londrina (1), do Norte Pioneiro (1) e do Oeste (3).
“O curso em Paranavaí vem se somar ao sistema de ensino e completar um importante investimento do Estado na área. Todos os cursos de Direito oferecidos pelo Estado são muito bem avaliados pelo Ministério da Educação e aqui não será diferente”, falou.
Das oito unidades das faculdades estaduais que oferecem o curso, seis receberam notas 5 e 4 e no último Exame Nacional do Ensino (a nota máxima é 5).
De acordo com o reitor da Unespar, Antonio Carlos Aleixo, a expectativa é receber, além dos alunos de Paranavaí e de municípios do entorno, estudantes de São Paulo. “Já somos referência para as cidades de fronteira e agora teremos um atrativo a mais”, disse.
A Unespar tem sete campi em seis municípios do Estado, dois deles em Curitiba, e sua reitoria está instalada em Paranavaí, outra demanda importante atendida pelo Governo do Estado, afirmou o prefeito Carlos Henrique Gomes.
“As principais decisões da Unespar são tomadas em Paranavaí. A cidade tem se tornado um polo de ensino e, agora, com mais o curso de Direito teremos muito mais condições de desenvolver o capital intelectual do município”, disse Gomes.
Criada em 2013, a instituição reuniu sete faculdades isoladas que passaram a integrar a Universidade Estadual do Paraná. Hoje, são 11,5 mil estudantes matriculados em 67 cursos de graduação, quatro mestrados e 19 cursos de especialização, além de 1.070 professores e agentes universitários.
No câmpus de Paranavaí 2,2 mil alunos preenchem 620 vagas em 12 cursos.