Secretário trata formiga-cortadeira como um problema em Paranavaí
A Secretaria de Agricultura reuniu diversos órgãos para discutir possibilidades no combate à formiga-cortadeira em Paranavaí. A infestação dessa formiga pode causar danos ao meio ambiente e prejuízo aos produtores rurais, por isso, a secretaria procura alternativas para evitar o aumento no número de reclamações.
O secretário de Agricultura de Paranavaí, Tarcísio Barbosa, diz que existem focos tanto na área rural como na área urbana.
“Sabemos que existem casos tanto na área rural como na área urbana. Na área rural, é permitido utilizar agrotóxicos (veneno) para exterminar a formiga, porém, na área urbana não podemos utilizar. Mesmo assim, estamos fazendo o possível para combater esse problema”, disse o secretário de Agricultura, Tarcísio Barbosa.
O secretário pediu ao Sindicato Rural que fizesse contato com os produtores rurais e ressaltasse a importância no combate à formiga cortadeira.
“Vamos colocar técnicos da Secretaria de Agricultura para localizar as áreas com infestação e denunciar à Adapar que é o órgão responsável pelas notificações e fiscalizações”, afirmou Tarcísio.
Além da fiscalização e o combate à formiga, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento pretende realizar uma campanha educativa de conscientização. “É importante o trabalho em toda a região da Amunpar, assim nenhum município ficará prejudicado”, disse o diretor regional da Seab, Gabriel Back.
A reunião realizada quarta-feira na sede da Secretaria de Agricultura contou com a participação de representantes do Sindicato Rural, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.