Com fim da paralisação, expectativa é de reabastecimento nas empresas

As faixas com frases de apoio à paralisação dos caminhoneiros ainda estão expostas. Os motoristas, no entanto, deixaram o ponto de concentração na BR-376, próximo ao trevo de acesso a Paranavaí. A saída aconteceu na manhã de ontem.
O fim da paralisação em estradas de todo o país trouxe a expectativa de reabastecimento de produtos que estavam em falta, por causa dos bloqueios nas estradas.
Alguns postos de combustíveis de Paranavaí conseguiram repor parte dos estoques de etanol e óleo diesel ao longo do dia, mas a quantidade recebida ontem não foi suficiente para atender toda a demanda. Além disso, em vários estabelecimentos da cidade, ainda faltava gasolina à tarde.
Não havia previsão de quando a situação seria normalizada em Paranavaí. Segundo empresários do setor, informações dão conta de que até mesmo nas distribuidoras faltam combustíveis para entregar nos postos.
Em relação ao gás de cozinha, algumas revendedoras da cidade começaram a receber botijões já na tarde de ontem. Em outros casos, a expectativa é que a reposição dos estoques fosse feita a partir da manhã de hoje.
A paralisação dos caminhoneiros teve início no dia 21 de maio. Desde então, os caminhões ficaram parados em diferentes pontos de bloqueio por rodovias de todo o país. A exceção ficou por conta de cargas vivas e alguns suprimentos para hospitais.
Os motoristas tinham como principal reivindicação a redução nos preços do óleo diesel, que tinham sofrido constantes reajustes nas semanas anteriores. De acordo com os caminhoneiros, os valores se tornaram impraticáveis em relação ao frete.
APOIO À PARALISAÇÃO – Na manhã de ontem, motoristas de Paranavaí organizaram uma carreata para manifestar apoio à paralisação dos caminhoneiros. Percorreram vias da cidade enquanto faziam buzinaços e empunhavam a bandeira nacional. Um grupo já havia promovido ato semelhante na terça-feira à noite.
Na sexta-feira passada, empresários fecharam as portas das lojas e se concentraram no centro da cidade. A iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) também foi uma demonstração de apoio à paralisação dos caminhoneiros.