Vacinação contra a gripe chega à reta final
Ainda não há informações sobre a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Significa que a ação para imunizar a população contra a gripe termina na próxima sexta-feira (1º de junho) em todo o país, mas em Paranavaí a vacinação será encerrada no dia 30 de maio. É que dia 31 é feriado nacional e no dia 1º de junho será ponto facultativo na administração municipal.
A preocupação é com o fato de muitos municípios do Noroeste do Paraná ainda não terem alcançado a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
O objetivo é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, mas o índice só foi alcançado em Mirador (99,04%), Nova Aliança do Ivaí (100%), Nova Londrina (91,11%) e São Pedro do Paraná (93,41%). Porto Rico chegou a 89,3% e São Carlos do Ivaí imunizou 89,29% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.
Estão abaixo de 80%: Amaporã (73,78%), Diamante do Norte (78,41%), Loanda (76,95%), Santa Isabel do Ivaí (75,75%), São João do Caiuá (79,34%), Tamboara (75,28%) e Terra Rica (79,24%).
A chefe regional de Vigilância Epidemiológica, Samira Silva, chamou a atenção para o fato de haver poucos dias para o fim da campanha. Lembrou que quinta-feira (31) é feriado e que não haverá atendimento nas unidades de saúde. Além disso, a sexta-feira poderá ser considerada recesso.
Por isso, é essencial que os moradores que fazem parte dos grupos prioritários se dirijam a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a dose da vacina. Segundo Samira, uma morte por gripe foi confirmada no Paraná, o que reforça a importância da imunização.
PÚBLICO-ALVO – A vacinação é gratuita para os seguintes grupos: crianças de seis meses a quatro anos de idade, trabalhador de saúde, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias (puérperas) e idosos, além de pacientes com doenças crônicas.
Na média geral da região, a maioria dos grupos alcançou os 90% preconizados pelo Ministério da Saúde ou está bem perto do índice. Não é o caso das crianças. Até a tarde de sexta-feira (25), apenas 71,16% dessa população havia sido imunizada. Em Diamante do Norte, por exemplo, a vacinação chegou a 54,68%.
O percentual também é baixo em relação às gestantes, 70,44%. No entanto, conforme explicou a chefe de Vigilância Epidemiológica, o total de mulheres desse grupo representa uma estimativa para todo o ano, ou seja, nem todas estão em período de gravidez ao longo da campanha de vacinação.
BUSCA ATIVA – A orientação para os municípios que ainda não alcançaram os percentuais mínimos é que façam as chamadas buscas ativas, ou seja, que encontrem as pessoas que não foram imunizadas e incentivem a receberem proteção contra a gripe.
Em relação às crianças, Samira destacou que mães e pais precisam se conscientizar sobre a necessidade da vacinação. “Estamos entrando no período do inverno, com temperaturas mais baixas”, alertou, referindo-se ao risco mais elevado de contrair gripe.