Para juíza, “muitas pessoas ainda se calam” sobre abuso contra crianças

Para continuar debatendo a temática do “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou ontem capacitação para os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos no auditório da Unespar.
Durante todo o dia, profissionais participaram de palestras, workshops e debates com relação à política de atendimento à criança e ao adolescente em situação de abuso ou exploração sexual.
Na avaliação da juíza da Vara da Família de Paranavaí, Dra. Eveline Soares, “a prática do abuso sexual contra crianças e adolescentes não está mais tão distante de nós. Os números muitas vezes são assustadores. Muitas pessoas ainda tendem a se calar, mas ficamos felizes de ver todos os órgãos da Rede de Proteção tão envolvidos e engajados em trabalharmos para proteger as crianças e adolescentes vítimas de abuso em Paranavaí”, destacou.
A vice-prefeita, Jeanne Kato, enfatizou a importância de se identificar os casos de abuso contra crianças e adolescentes. “Muitos estudos apontam que uma criança que é molestada cresce com marcas de desvios comportamentais muito fortes, com tendências violentas, com dificuldade para discernir entre o certo e o errado. Por isso, precisamos ficar atentos às necessidades das crianças e adolescentes do nosso município, aprender a identificar quando uma criança sofre abuso e não consegue revelar isso, saber como lidar com essa situação, como cuidar dessa criança e da sua família. Essa união de forças é fundamental”, apontou.
Para a secretária de Assistência Social, Tasiane Cristina de Souza, “ver uma criança sendo vitimizada, rotulada, me entristece. E para que isso não aconteça, nós precisamos nos qualificar para atuar com essas crianças, adolescentes e as famílias”.
A capacitação foi realizada como uma sequência das atividades especiais em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio).