Alunos assistem peça teatral que alerta para casos de pedofilia
Foi encerrada ontem em Rondon (55 km de Paranavaí) as atividades especiais que marcaram o Dia Nacional de Enfrentamento Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Mais de 1.000 alunos assistiram a peça teatral “O medo de Terezinha”, que aborda como a criança deve agir em casos de pedofilia.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cleuza Maria Guelfi Oliveira, disse que o tema fez parte de atividades praticadas dentro de sala de aulas.
No final da apresentação as crianças fazem um trabalho relatando o que pensam sobre a peça teatral e sobre os temas trabalhados na sala de aula.
“Com esse material uma equipe irá fazer a avaliação das redações e dos desenhos. O objetivo é identificar algum possível abuso sofrido pelas crianças que participaram do evento”.
A secretária municipal de Educação, Sueli de Souza Oliveira, destacou o projeto e o classificou como protetivo. “Essa foi a forma que achamos que traz mais resultados. Através do trabalho realizado na semana e com a peça teatral estamos mostrando a quem as crianças devem pedir ajuda. A forma como vem sendo trabalhado o assunto poderá até evitar abusos antes que eles venham acontecer”, disse Sueli.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Ana Camila di Renzo Martins, lembrou que a maioria dos casos registrados em Rondon aconteceram dentro da casa das crianças.
“Teoricamente é o lugar mais seguro e onde elas deveriam ter total proteção. Porém, em algumas situações o que percebemos é que a própria família acaba duvidando e não dá importância para a criança que fica à mercê da pessoa que cometeu o abuso”.
De acordo com os números do Conselho Tutelar de Rondon, no ano de 2017 foram registrados 34 casos de assédio, estupro e aliciamento de crianças e adolescentes. No ano de 2018 de janeiro a abril houve o registro de sete casos que vem sendo atendido pela entidade.