Atividades marcaram Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

Dezenas de crianças e adolescentes de Paranavaí participaram nesta sexta-feira (18) de atividades especiais que marcaram o Dia Nacional de Enfrentamento Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), organizou a programação alusiva à data, que teve várias apresentações do espetáculo infantil “O Segredo da Tartanina” para alunos da APAE, Casa da Criança, CECAP, e crianças e adolescentes atendidos pelos CRAS, CREAS, Agepaz e Abrigo Anjo da Guarda.
O espetáculo “O Segredo da Tartanina” é baseado no livro, escrito por psicólogas clínicas de Londrina que fazem atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso.
A ideia da apresentação é mostrar para as crianças e adolescentes que existem segredos que ninguém deveria carregar. É a história de uma pequena tartaruga vítima de violência que faz uma analogia à vulnerabilidade infantil. Através da peça é feita uma abordagem lúdica, interativa e de fácil compreensão para desenvolvermos um trabalho preventivo e de orientação contra o abuso infantojuvenil.
Os alunos das oficinas do Centro da Juventude aproveitaram a data para fazer ações de conscientização com a população. Com faixas e distribuindo folhetos com informações educativas e o número do Disque Denúncia, eles fizeram um “paradão” no semáforo da Casa da Criança e encenaram situações de alerta para os motoristas, mostrando a importância de dar atenção e denunciar casos de abuso contra crianças e adolescentes.