Campanha chama atenção para elevada carga tributária

Em sintonia com os jovens empresários de todo o país, o Conselho do Jovem Empresário de Paranavaí (Aciap Jovem) está promovendo mais uma edição da campanha de conscientização de quanto imposto é pago pelos consumidores, sem que haja a devida contrapartida.
“Todos os anos é eleito um tema. Este ano o tema da campanha é Pague 2 e leve 1, já que no preço da maioria dos produtos que compramos e consumimos o valor do imposto é igual ou maior que 50% do total”, diz o presidente dos jovens empresários de Paranavaí, Rubens Vila Júnior (Xuxa).
Ontem, a campanha foi deflagrada oficialmente, embora, estimulado pela Aciap Jovem, algumas empresas já desenvolvem ações desde o começo da semana para chamar a atenção do consumidor para o assunto.
Participaram do ato, além dos organizadores do evento, o presidente da Aciap, Maurício Gehlen, o vice-presidente Rafael Cargnin Filho e os diretores Ubiratan Ângelo Fernandes e Rui Nunes.
“É muito importante essa campanha nacional de conscientização sobre os impostos que recolhemos. A carga tributária no Brasil é muito alta. Não é novidade, mas é bom sempre lembrar que em nosso país trabalhamos de janeiro até parte de maio somente para pagar impostos. Isso é um absurdo e trava o desenvolvimento econômico do Brasil”, comentou o presidente Gehlen.
Na Aciap já estão em exposição diversos produtos com seus preços médios e quantos por cento referem-se a imposto. Há uma variação no percentual dos impostos. “Só para nível de comparação: um veículo que hoje custa R$ 30.990,00, se tirasse os 54,8% do imposto, o preço cairia para R$ 14.007,48”, exemplifica Vila Júnior.
O presidente da Aciap Jovem diz que “nós não pedimos o fim dos impostos, pois acreditamos que eles são úteis e, se bem utilizados, podem trazer benefícios para a sociedade. Mas lutamos pela diminuição de impostos excessivos e abusivos”.
Xuxa lembra também que, embora o governo recolha muito em impostos, a população não está adequadamente servida com educação, saúde e segurança, por exemplo.
Neste sábado, no centro da cidade, nas esquinas das ruas Souza Naves e Getúlio Vargas, a Aciap Jovem estará promovendo uma grande ação de conscientização sobre a elevada carga tributária.
Esta semana alguns estabelecimentos venderam seus produtos cobrando um preço sem o valor do imposto, para que a população saiba quanto seria o valor no dia a dia se não houvesse uma tributação tão vigorosa sobre os produtos. Hoje e amanhã também haverá ações desta natureza.