Vigilância cobra de construtores da Vila Mariana o descarte correto de entulhos
A Vigilância em Saúde de Paranavaí recebeu denúncia referente ao descarte irregular de lixo (entulho de construção) na Vila Mariana, nas proximidades da sede do colégio Sesi/Senai.
O bairro tem diversas casas sendo construídas, mas os construtores não estão descartando corretamente o lixo, causando problemas para a saúde e o meio ambiente.
A quantidade de lixo acumulado foi tão grande em alguns pontos que a Vigilância em Saúde encontrou até escorpiões. “Fizemos uma primeira limpeza e, somente em um dos pontos, retiramos 12 escorpiões. É um descaso com a população, além de se tornar um perigo de saúde pública, as pessoas que moram nos arredores podem ter problemas com escorpiões”, afirmou o assessor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho.
Os construtores, segundo Randal, devem alugar caçambas e fazer o descarte correto dos entulhos. “Os construtores precisam se conscientizar e não deixar isso acontecer. Não podemos aceitar que entulhos de construção sejam descartados em terrenos vizinhos, isso é incorreto. Cada obra deve ter uma caçamba, assim o lixo não causará problemas aos vizinhos. Fazemos um apelo aos construtores, engenheiros, pedreiros e demais responsáveis por obras, que vejam esse exemplo e não deixem que isso aconteça em outros lugares”.
A Vigilância está investigando quem são os proprietários das construções para que eles sejam responsabilizados. “Estamos procurando os responsáveis para que as multas sejam feitas. Com esse descaso, além do construtor, o futuro morador da casa também pode sair prejudicado, pois a multa será cobrada junto com o IPTU. Os construtores precisam se conscientizar”, finalizou Randal.
Ontem, a Vigilância iniciou a segunda etapa de limpeza do local. A expectativa é de que até o fim do dia todo o entulho seja retirado.