Termina no domingo prazo para inscrever trabalhos no 3º Seminário sobre Gênero

Nos dias 13 e 14 de junho, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí, promoverá o 3º Seminário sobre Gênero. O prazo para inscrever trabalhos terminaria ontem, mas foi prorrogado para domingo (20). Toda a comunidade pode participar.
Todas as informações para os interessados em apresentar trabalhos estão disponíveis no site da Unespar. A página também disponibiliza a ficha de inscrição e gera o boleto bancário no valor de R$ 15.
Além das peças científicas, o seminário reunirá relatos de experiências vivenciadas por profissionais que atuam diretamente com mulheres vítimas de violência. Situações referentes à diversidade sexual também serão incluídas.
A professora Isabela Candeloro Campoi, do Colegiado de História da Unespar, explicou que o principal objetivo é propor discussões sobre a situação das mulheres dentro da realidade brasileira. “São violentadas e mortas por serem mulheres”.
Ela afirmou que os casos de violência são comuns, por isso, é necessário “desnudar esse assunto, pensar, discutir e entender em que medida o poder público e a universidade podem atuar”.
De acordo com Isabela, o tema deste ano – Desafios de um contexto em retrocesso – faz referência à negligência em relação às políticas voltadas para a proteção das mulheres nos últimos anos. Ela citou o fim da Secretaria das Mulheres e a falta das conferências sobre a população feminina.
PROGRAMAÇÃO – O seminário terá início no dia 13 de junho. A abertura oficial está prevista para 19h30, seguida de apresentação cultural. Às 20h30 haverá palestra com a professora Eliane Rose Maio, da Universidade Estadual de Maringá (UEM): Gênero e diversidade sexual: desafios de um contexto em retrocesso. A partir das 21h30, debate.
No dia 14 de junho a programação se estenderá desde a manhã até a noite. As atividades começarão às 7h30, com o credenciamento dos participantes; às 8h30 haverá apresentação cultural; às 9 horas, mesa redonda; às 14 horas, sessões de comunicação oral; e às 19h30, mesa redonda.