Secretário de Saúde afirma que não há prazo para conclusão da Unidade Morumbi

Em visita a Paranavaí, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, afirmou que não existe prazo previsto para a conclusão das obras na Unidade Morumbi da Santa Casa. “Seria inconsequente e irresponsável estabelecer datas”.
De acordo com ele, o período pré-eleitoral impõe uma série de restrições. Por isso, a determinação da governadora Cida Borghetti, disse Nardi, é que aquilo que não for possível realizar ao longo deste ano será incluído no orçamento de 2019.
A construção da nova unidade hospitalar se arrasta há décadas. Permaneceu estagnada até que a Santa Casa de Paranavaí e o Governo do Estado firmaram uma nova parceria para a retomada dos trabalhos. Desde então, foram anunciados aproximadamente R$ 20 milhões em investimentos.
A expectativa era que tudo estivesse pronto no primeiro semestre do ano que vem. Até lá, a equipe administrativa da Santa Casa faria todo o planejamento para a compra de equipamentos e a contratação de profissionais. A declaração do secretário de Saúde, no entanto, prolonga esse prazo.
O novo prédio terá capacidade para 126 leitos. A maioria, perto de 100 unidades, será destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de 13 leitos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e quatro salas cirúrgicas.
CAMPANHA DE VACINAÇÃO – Durante a passagem por Paranavaí, Nardi falou sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que teve início no dia 23 de abril. Ele chamou a atenção para o fato de crianças e gestantes serem os grupos com menores índices de imunização. A esperança é que a abertura dos postos de saúde neste sábado reverta a situação.
O secretário afirmou que mais de 1,2 milhão de doses já foram aplicadas em pacientes no Paraná. Ainda faltam 2 milhões de pessoas para serem imunizadas.
GESTÃO RESPONSÁVEL – Nardi fez questão de destacar que os projetos que estavam em andamento durante a gestão de Beto Richa terão continuidade no governo de Cida Borghetti. Outro objetivo é colocar em prática novas propostas feitas pela equipe da atual governadora.
O secretário disse que o trabalho será no sentido de promover uma gestão responsável, que priorize o bem-estar dos paranaenses. “Vamos ouvir e acolher as demandas, para atendê-las naquilo que a lei permite”.
VISITAS DO SECRETÁRIO – Nardi esteve na Unidade Básica de Saúde Central – Maria Miglioranza Bogoni, onde conversou com os servidores municipais. Também foi até a sede da 14ª Regional de Saúde para falar com representantes das prefeituras de diferentes municípios do Noroeste do Paraná.
Para concluir a agenda de compromissos em Paranavaí, ele visitou a Santa Casa e, em seguida, foi até a Unidade Morumbi, para conhecer as obras em andamento.